ilha de marajo Objetivo é propor ações de promoção e infraestrutura para a região, com geração de emprego e renda às comunidades locais 
 

 A Ilha de Marajó (PA) recebeu ontem (25) Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo e Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos. Os líderes das pastas passaram pelos municípios de Breves e Soure para estudar o potencial turístico dos destinos e promover ações de infraestrutura para a região. Hoje (26), os ministros darão continuidade aos trabalhos em Belém com o lançamento do programa Investe Turismo para qualificação da rota “Belém, Ilha de Marajó, Santarém e Alter do Chão”.
 
A agenda deste domingo começou em Breves, que fica no sudoeste do arquipélago de Marajó. Os ministros se reuniram com prefeitos da região, que se colocaram à disposição para avançar nas pautas dos ministérios do Turismo e da Mulher, Família e Direitos Humanos, e apresentaram algumas demandas para o governo federal. Antônio destacou o encantamento que teve quando sobrevoou a região em seu deslocamento até a cidade. “Aqui tem uma vocação turística das mais belas do Brasil. O turismo de natureza, o ecoturismo, de pesca esportiva são os que mais devem crescer nos próximos 10 anos e precisamos ter uma atenção especial com Marajó", disse.
 
O ministro citou ainda o interesse do presidente Jair Bolsonaro em promover avanços na ilha. “O presidente determinou que os ministros tenham uma atenção especial e é isso que estamos fazendo: identificando o potencial turístico para promover esse lugar tão belo de nosso Brasil”, afirmou, citando, por exemplo a possibilidade de promover a conexão dos modais de transporte aqui na região. 
 
“Queremos trazer estrutura, gerar emprego. Precisamos diversificar e o turismo tem esse poder”, complementou Álvaro Antônio. Pela segunda vez na Ilha de Marajó em cerca de dois meses, a ministra Damares destacou a importância da região e reforçou a necessidade de levar políticas públicas para o povo, que, segunda ela, é dinâmico, guerreiro e extraordinário. 
 
“Estamos organizando uma visita do presidente Bolsonaro a Ilha de Marajó. Vamos apresentar inúmeras ações para essa região nos próximos dias. Todos os ministros estão preparando grandes entregas para esse arquipélago”, enfatizou. O projeto Abrace o Marajó foi lançado pela ministra em 12 de julho. Inicialmente pensado para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, foi ampliado para contemplar o desenvolvimento territorial do arquipélago.
 
Após encontro com os gestores municipais, a comitiva se deslocou até Soure para visitar algumas rotas turísticas oferecidas aos visitantes. Primeiro, os ministros estiveram na Fazenda Mironga, que fabrica o Queijo de Marajó, um produto artesanal que é feito há mais de 200 anos no arquipélago. Eles conheceram a criação de búfalos e trataram de possíveis melhorias para o turismo e a economia locais. Em seguida, conheceram a fábrica de cerâmica marajoara, que produz a mais antiga dentre as artes em cerâmica do Brasil e uma das maiores riquezas da cultura do Norte brasileiro, mundialmente reconhecida.

Ilha de Marajó: embarcações

Os ministros visitaram, em ambas as cidades, importantes navios da Marinha. Em Breves, estiveram no Garnier Sampaio, embarcação que é famosa por levar a imagem da santa no Círio de Nazaré, evento internacionalmente conhecido. Em Soure, visitaram o navio-patrulha Bracuí, onde o ministro do Turismo recebeu o livro "Amazônia Azul" das mãos do vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto, comandante do 4º Distrito Naval, no Pará.

(*) Crédito da foto: Rafael Brais/Mtur