Morango dá o tom no Shishindo Wellness Center, no Bourbon Atibaia

Inaugurado em julho, o centro fica no resort Bourbon Atibaia, a 60km de São Paulo

 

por Silvia Dalla Vechia – Atibaia/SP*

 

A experiência no Shishindo Wellness Center, instalado no segundo piso do Bourbon Atibaia Resort & Convention Center, tem início a partir de uma pequena introdução à metodologia desenvolvida pelo monge missionário zen budista Ryotan Tokuda Igarashi.

 


Acesso ao wellness

 

A filosofia, repleta de detalhes minuciosos, prega o otimismo com relação à vida. Nesse momento, tornava-se evidente para mim, de que não se tratava de um spa comum, desses que hoje figuram como item obrigatório nos hotéis e resorts que pipocam pelo País. O reduto do bem estar engloba, ainda, um fitness center, saunas e piscina coberta aquecida.

Ideogramas japoneses estampam as paredes e uma fonte com os quatro elementos do budismo representados, e um bambu, que na religião significa ?cortar ilusões?, dão o toque final.

Morangos perfumam e decoram os ambientes. Ao elogiar o sabor da fruta ? sim, também é permitido degustá-la ?, fui informada de que constitui uma das campeãs em pesticidas.

De acordo com Soon Hee Han, idealizadora e coordenadora do centro de bem estar, o morango recebe cerca de 66 tipos diferentes de pesticidas, ficando atrás somente do tomate. Por isso, segundo revelou, aqueles utilizados nos tratamentos do spa são orgânicos, cultivados por pequenos agricultores pertencentes à igreja messiânica e que levam a marca Korin. Portanto, estão totalmente livres dessas indesejáveis substâncias. E sendo assim, entram em cena como um ingrediente de valor inigualável para os tratamentos de beleza oferecidos.

De fato o fruto em formato de coração, tradicional nessa região do Estado, que carrega uma história datada de mais de 2.000 anos atrás, é a chave de uma série de tratamentos. O morango, conforme explicou Soon Hee, é rico em ferro, cálcio, fósforo e vitamina C, além de antioxidantes naturais, e outras inúmeras categorias de fitoquímica que podem auxiliar na prevenção do câncer e outras doenças cardíacas.


Ducha tropical


A essa altura eu já aprendia uma série de novidades que jamais achei que pudesse vir a conhecer em um spa.

Bordado da vida

Já era noite, cerca de 19h, quando fui levada para uma das salas de massagem do instituto. Música ambiente relaxante, aroma suave de cana e sândalo. Nessa primeira etapa, fui agraciada com um shiatsu, um tratamento de revitalização, batizado de bordado da vida.
Trata-se de uma massagem profunda realizada com a pressão do polegar e das palmas das mãos em pontos específicos do corpo. Tinha acabado de me deitar, quando a fisioterapeuta Débora me perguntou se eu dormia bem à noite. Respondi que sim, embora fosse muito ansiosa. Eu fechei os olhos e me deixei levar.
O objetivo do shiatsu, segundo ela, é equilibrar os meridianos, como são chamados os canais de energia vital. O tratamento é aliado, ainda, a técnicas de respiração, a fim de que se atinja um relaxamento total. E funciona mesmo. Em poucos minutos eu havia ?apagado?.


Hidromassagem