salão do turismo- balançoEvento recebeu 196 expositores de artesanato

Realizado em parceria entre Setur-RJ (Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro), os jornais O Globo e Extra, e Sesc e Senac, o Salão de Turismo deste ano foi sucesso de público. O evento recebeu durante os quatro dias o total de 40 mil pessoas que aproveitaram as palestras, atrações culturais, apresentações musicais e expositores.

A feira, que aconteceu no Armazém 2 do Píer Mauá, contou com representantes de 12 regiões turísticas do estado carioca. Algumas delas retornaram com materiais promocionais esgotados. A Setur-RJ produziu  mais conteúdo para ser distribuído durante o evento – que somou 60 mil exemplares, sendo 5 mil de cada região.Entre os destinos mais procurados estão: Vale do Café, Costa do Sol e Serra Verde Imperial.

O Salão do Turismo contou com um centro de capacitação para profissionais e estudantes do trade, o Espaço do Conhecimento, onde aconteceram palestras com temas atuais debatidos por professores e técnicos do setor. O auditório recebeu 17 speakers que ministraram discussões para mais de três mil pessoas.

“ É uma alegria muito grande observar que durante os quatro dias o Salão Estadual do Turismo esteve repleto de pessoas que puderam desfrutar de belas cenas, descobrir mais sobre as múltiplas possibilidades das regiões turísticas, aprender, interagir profissionalmente e se atualizar sobre o turismo do Estado, além de conhecer mais do artesanato regional. Fica o gosto de quero mais e a certeza, garantida pelo governador Wilson Witzel, da continuidade do Salão do Turismo em 2020”, disse o secretário de Turismo, Otavio Leite.

Salão do Turismo: expositores

A feira levou 196 expositores ao espaço de artesanato provenientes de 46 municípios do RJ. No local, havia 50 estandes para comercialização, um para o Espaço Saber Fazer, onde artesãos produziam obras sob os olhares atentos do público, e 12 totens expositores das regiões turísticas. Na área de comercialização estiveram representadas mais de 120 empresas ligadas ao turismo como hotéis, pousadas, conventions bureau, agências de receptivo, operadoras e transportadoras de turismo.

Os sorteios realizados durante o evento ofereceram 240 experiências turísticas que vão de passeio de jeep pela Floresta da Tijuca a fins de semana em pousadas de luxo no interior do estado. Entre os prêmios mais cobiçados estavam os 14 voos panorâmicos de helicóptero.

O Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo) também esteve representado no Salão do Turismo. A equipe atendeu 135 pessoas e forneceu informações sobre cadastro inicial e renovação de guias e empresas de turismo. Foram recebidas ainda duas demandas de solicitação de fiscalização.

As 15 manifestações culturais aconteceram na frente do palco e na área externa localizada na varanda. O público pode acompanhar e curtir um pouco da arte e da música típica de 15 municípios do interior, como roda de jongo, seresteiros, dança folclórica e Folia de Reis. 

No palco 29 apresentações de samba, MPB, rock, chorinho, música clássica, coral, além das já consagradas baterias das escolas de samba Beija-Flor e Grande Rio, animaram os que prestigiaram o evento. Foram mais de 600 artistas e 23 cidades participantes.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Setur-RJ