Mês mais festivo do ano para os catarinenses, sobretudo para os do Vale do Itajaí, outubro é período de uma profusão de festas tradicionais e culturais e, em virtude disso, já gera expectativas de aumento na presença de turistas por todo o Estado. Considerando a época, os responsáveis pelo turismo em Balneário Camboriú – um dos princiapis destinos de Santa Catarina – já começam a mensurar o aumento no fluxo de turistas para o período e o crescimento é dado como certo.

Dirce Fistarol, presidente do Conselho Municipal de Turismo e vice-presidente de Relacionamento com a Hotelaria do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, avalia que a ocupação hoteleira do feriado – 12 de outubro – neste ano deverá ser maior que a do ano passado, até por conta da possibilidade de emendar quinta-feira com o final de semana. "A ocupação em Balneário Camboriú para o feriado já está confirmada em 80% e deverá chegar a 90% se as condições climáticas forem favoráveis. A nossa expectativa é um aumento de pelo menos 10% em comparação ao ano passado", diz. Para o mês todo, a ocupação deve girar em torno de 60% na cidade.

Para Francisco Barão, presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, nos últimos anos os meses de outubro acabaram tendo reflexo ainda mais positivo na cidade, até pela questão de crescimento de fluxo turístico na baixa e média temporada e também pelas mudanças no formato da Oktoberfest, que passou a ter um maior controle de sua lotação, o que gerou, consequentemente, um turismo mais familiar e com maior tempo de permanência.

Barão, em declaração divulgada pela assessoria do convention, ressalta ainda que o otimismo é fortalecido pelo fato de, após anos, o Brasil e, em especial Santa Catarina, ter bons indicadores de atividade econômica. As ressalvas ficam por conta da instabilidade climática do período, que sempre interfere muito no fluxo de turistas, e também do surgimento de festas similares em outros Estados. "O importante é fazermos a nossa parte, encantando os turistas e mostrando que somos uma região hospitaleira e que sempre trabalha com paixão pelo que faz".

* Foto de capa: Pixabay/Andrea de Lima