Em pronunciamento realizado hoje (8) o MTur (Ministério do Turismo) apresentou seu atual maior objetivo: tornar o turismo acessível para todos. A frase que exemplifica uma meta faz menção a série de ações voltadas para a promoção de acessibilidade em atrativos e estabelecimentos turísticos. A ideia é facilitar a viagem pelo Brasil de turistas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida.

Dentro desse cenário, o MTur apresentou sua grande ferramenta para o seu objetivo realidade. O instrumento é o Guia Turismo Acessível apresentado por Alberto Alves, ministro interino do turismo. 

O site colaborativo permite aos internautas a avaliação da acessibilidade de hotéis, restaurantes e atrações diversas. O banco de dados do programa possui cerca de 530 mil estabelecimentos cadastrados. Por tratar-se de um guia que depende da contribuição dos próprios turistas, quanto maior o número de avaliações, mais completo será. Para atender o maior número se turistas, o guia apresenta ainda versões em inglês e espanhol.

"A acessibilidade vem sendo tratada como um tema de fundamental importância para o turismo e o Ministério vem realizando suas ações em três frentes de trabalho: acessibilidade nos atrativos e estabelecimentos turísticos; informação para os viajantes com deficiência por meio do guia turismo acessível e melhoria de infraestrutura nos destinos. Ainda temos um importante caminho a trilhar, mas estamos andando na direção correta", afirmou o ministro interino. 

No Guia Turismo Acessível, o turista pode cadastrar, consultar e avaliar restaurantes, bares, meios de hospedagens, lojas, shoppings, museus, atrativos históricos, parques, zoológicos, eventos, cinemas, serviços turísticos e atividades de lazer. Até o momento, o site obteve mais de 456 mil acessos e tem 1,9 mil pessoas cadastradas.

Serviço
www.turismo.gov.br