mtur omtEvento de inovação será realizado em dezembro

A comitiva técnica do MTur (Ministério do Turismo do Brasil) finaliza últimos detalhes para o Brasil assinar termo de cooperação técnica com a OMT (Organização Mundial do Turismo). Termos do acordo foram decididos em missão à sede da agência da ONU (Organização das Nações Unidas) em Madri. 

Para o país, os benefícios serão a instalação de um hub de inovação para o turismo e a realização de uma competição de tecnologia (hackathon). Além de um curso voltado para o uso de ferramentas digitais para melhorar a gestão pública do turismo.

“Vamos aproveitar a experiência de programas bem-sucedidos realizados em diversas partes do mundo para acelerar a curva de aprendizado e desenvolver o turismo brasileiro”, comentou Higino Brito, secretário-adjunto da Secretaria Executiva do Ministério do Turismo. Entre os países que já realizaram eventos semelhantes estão Espanha, Chile, Colômbia e Argentina.

MTur: termo de cooperação técnica

Pelo termo de cooperação técnica, a OMT ficará responsável pela organização do evento em dezembr. Assim como pela instalação no Brasil de uma incubadora de startups focada no setor de viagens. Ainda em dezembro, será realizado um programa de qualificação para 50 gestores públicos do turismo no país. A ideia é compartilhar boas práticas já implementadas no mundo para alavancar o turismo.

Na pauta, também foi incluído o apoio do MTur para uma possível instalação de um escritório da OMT no Brasil. Na última década, o turismo foi responsável por um em cada cinco empregos gerados no mundo. Atualmente o setor responde por 10,4% do PIB mundial e 319 milhões de empregos.

(*) Crédito da foto: jarmoluk/Pixabay