MTur - números da Anac

Dados divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) mostram que nunca se voou tanto no Brasil. Segundo a agência governamental, as companhias aéreas que atuam no país transportaram 100,87 milhões de pessoas nos últimos 12 meses. A conta inclui tanto rotas domésticas, quanto internacionais, bem como voos regulares ou não.

No período, segundo a Anac, as companhias aéreas transportaram 91.947.666 passageiros em voos domésticos e 8.924.824 pessoas em rotas internacionais. Segundo a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), o patamar acumulado de 100 milhões de pessoas em 12 meses não era alcançado desde março de 2016.

Na avaliação, a agência considera todos os embarques realizados, ainda que pelo mesmo passageiro dentro de uma mesma viagem, antes de chegar ao destino final (conexões).

MTur: mais números

Somente em junho desse ano, segundo a Anac, os 7.163.396 passageiros embarcados representam alta de 3,4% frente igual de 2017 (6.922.225). No caso de rotas chegando ou saindo do Brasil, o número de passageiros foi o melhor dos últimos 16 anos. No total, foram 656.358 pessoas, crescimento de 9,9% em relação a igual período do ano passado.

Na avaliação de Vinicius Lummertz, ministro do Turismo, os números reforçam o caráter estratégico do setor de turismo para estimular a economia brasileira. “O turismo é uma grande força geradora de empregos e renda. Quando um turista viaja, ele está contribuindo com pelo menos 52 setores direta e indiretamente impactados pelo turismo no Brasil”, afirma.

Para reforçar essa relevância, o MTur (Ministério do Turismo) destaca os recentes números de receita cambial e a entrada de estrangeiros no país, que vem ganhando corpo desde o lançamento do e-Visa

(*) Crédito da foto: Free-Photos/Pixabay