Mtur: curso do BBA já capacitou mais de 10 mil alunos

mtur- cursoEquipe em Boa Vista (RR) promovendo ações do BBA no estado

O BBA (Canal Brasil Braços Abertos) reabriu inscrições para o curso de atendimento ao turista oferecido pelo Mtur (Ministério do Turismo) há um mês, e cerca de 10 mil alunos já foram capacitados. A plataforma online e gratuita visa conscientizar o trade turístico da importância da qualificação dos profissionais do setor. 

O Sudeste foi a região com maior número de adesões (50,99%), seguido do Nordeste (19,09%), Sul (16,97%), Centro-Oeste (6,97%) e Norte (5,19%). Nos estados, São Paulo concentra o maior número de alunos, com 2,6 mil. Em segundo lugar vem o Rio de Janeiro (1,4 mil), Minas Gerais (920), Rio Grande do Sul (676) e Santa Catarina (623). Residentes em outros países somam 81 inscritos, com destaque para Argentina (34), Venezuela (6), Portugal, Chile e Uruguai (4). 

O curso é aberto a pessoas com mais de 15 anos que já atuam ou pretendem atuar no setor turístico. A capacitação é realizada online e gestores públicos e privados interessados em apoiar o acompanhamento das aulas podem firmar um termo de compromisso, disponível no canal eletrônico do BBA.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, incentiva parcerias neste sentido. “A crescente ascensão do turismo no país, a partir de várias medidas adotadas pelo governo Bolsonaro, se traduz em mais movimento nos destinos nacionais, e isso exige permanente qualificação. É fundamental que os gestores compreendam a necessidade de melhorias, para que o turismo se desenvolva de forma sustentável”, ressalta.

Um exemplo de suporte vem de Boa Vista (RR). A Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura da capital promove a oferta e monitora a participação, como conta a técnica Maria Francisca Castro: “visitamos toda a rede de turismo e fizemos inscrições, esclarecendo dúvidas para que não deixem o curso. E a prefeitura disponibilizou computador com internet nos nossos dois CATs, para as pessoas com dificuldades fazerem o curso”.
 
Já em São Francisco do Sul (SC), a divulgação feita pela Associação dos Quiosques e Vendedores Ambulantes dos Balneários da cidade chamou a atenção. Segundo Crisânia Dantas, integrante da entidade, o trabalho envolveu redes sociais e até a distribuição de informativos. “Usamos Facebook e WhatsApp, e os associados compartilharam. Também distribuímos cartazes na praia, o que aumentou a procura por informações”, relata.

Mtur: BBA

O prazo de inscrições termina em 31 de dezembro deste ano, e o interessado deve encerrar o curso até 30 de março de 2020. A capacitação, com um total de 80 horas-aula, se divide em quatro módulos: Introdução, Atendimento, Comunicação e Temas Transversais. O curso utiliza linguagem simples e engloba conteúdos a exemplo de noções de inglês, ética e marketing, transmitidos por meio de jogos e vídeos.

A conclusão exige que o inscrito some um total de 696 pontos. Ao final, o próprio aluno pode emitir certificado, chancelado pelo MTur e pelo IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), e que é válido como curso de extensão. O BBA também oferece atendimento ao público, por meio do endereço eletrônico pea@turismo.gov.br ou o telefone gratuito 0800 200 8484.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Fetec

Comentários