Sebrae e MTur - chapada dos veadeirosAfif: Chapada dos Veadeiros pode se beneficiar

Vinícius Lummertz, ministro do Turismo, e Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae, reuniram-se ontem (12), em Brasília, para estreitar o relacionamento entre a pasta e a autarquia. A ideia é que Ministério do Turismo e Sebrae unam esforços para orientar e fomentar investimentos para destinos turísticos nacionais.

Além de Afif e Lummertz, participaram da reunião Marcelo Lima Costa, presidente da Embratur, e Heloisa Menezes e Vinicius Lages, ambos diretores do Sebrae. No encontro, ficou decidido que será criado um grupo de trabalho para elaborar estudos visando estimular a promoção do setor. Outro projeto prevê linhas de crédito para que micro e pequenas empresas invistam na cadeia turística.

Sebrae e MTur: parceria

Para Afif, alinhar estratégias conjuntas e envolver os pequenos negócios é fundamental para estimular o turismo. Para ele, um dos pólos turístico que poderia ser explorado pelas PMEs seria a Chapara dos Veadeiros (GO).

“A reunião foi extremamente positiva, pois discutimos o entrosamento entre o Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae para não desperdiçarmos recursos humanos e financeiros nos projetos de turismo”, comenta o presidente do Sebrae.

Já Lummertz, que substituiu Marx Beltrão no cargo, disse que o MTur (Ministério do Turismo) dispõe de pelo menos R$ 400 milhões para serem investidos no setor. Ha ainda, de acordo com o ministro, mais R$ 5 bilhões que podem ser liberados via  linhas de crédito do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social).

“Os recursos vão ajudar no desenvolvimento do turismo no Brasil, além de dar apoio às micro e pequenas empresas”, finaliza Lummertz.

(*) Crédito da foto: Vitor Santana/G1