MTur- orlasMinistro se reuniu com representantes da SPU

Ontem (17), o MTur (Ministério do Turismo) e o SPU (Secretaria de Patrimônio da União) do Ministério da Economia se reuniram em Brasília (DF) para debater as iniciativas do projeto Orla – que visa melhorar a gestão e promover a urbanização, saneamento e sinalização das orlas brasileiras. A iniciativa está em fase de tratativas e assinatura de acordos de cooperação entre os dois órgãos.

A reunião contou com a presença de Robson Napier, secretário de Estruturação do Turismo; William França, do Desenvolvimento e Competitividade do Turismo substituto e Bob Santos, de Integração Institucional, além de técnicos da pasta. A SPU foi representada por Marco Antonio Veloso, diretor de Destinação Patrimonial substituto da Secretaria de Coordenação e Governança de Patrimônio da União; e André Luis Pereira Nunes, coordenador geral de Edificações.

“Fico muito satisfeito em ver este trabalho e estou confiante nos resultados dessa parceria nos próximos anos. Esse grupo tem meu apoio para dar continuidade à parceria que foi consolidada ao longo deste ano”, comentou Álvaro Antonio. “Nossa Orla é um patrimônio valioso de nosso país e queremos mostrar que é possível, ao contrário do que alguns pensam, empreender nestes espaços desde que respeitadas algumas orientações. Todos têm a ganhar”, completou.

Estão previstos para os próximos meses, uma série de ações que foram originadas do trabalho em conjunto nas orlas brasileiras. Tais medidas terão repercussão tanto nas esferas estaduais como também municipais, com foco no ordenamento das orlas do país e gestão compartilhada.

MTur: Angra dos Reis

Em outubro, o MTur anunciou um aporte de R$ 15 milhões em melhorias no destino de Angra dos Reis (RJ). Os recursos serão utilizados em intervenções consideradas estratégicas para o turismo da região como a junção do Cais dos Pescadores e Santa Luzia. 

O dinheiro também será revertido à iluminação de monumentos históricos e nas construções do Píer da Costeirinha e do centro de convenções. Outros projetos previstos são a criação do mirante da praia das Gordas, do polo cultural da Vila Histórica de Mambucaba e do centro de informações turísticas.

(*) Crédito da foto: Roberto Castro/MTur