As festividades de Semana Santa ocorrerão de 25 de março e 01 de abril

O MTur (Ministério do Turismo) divulgou previsões para movimentação turística no país durante a Semana Santa. De acordo com a pasta, de 25 março a 1º de abril serão realizadas 3,4 milhões de viagens domésticas. Além disso, são esperados 130 mil turistas internacionais no Brasil.

A Semana Santa e os feriados da Paixão de Cristo e Páscoa são reconhecidos como uma das principais celebrações de fé. Por isso, grande parte dos municípios se prepara para promover eventos que homenageiam e narram a morte e ressurreição de Jesus. Destinos como Pará, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraíba e Mato Grosso do Sul registram apresentações sobre a Paixão de Cristo.

Já Pernambuco, por exemplo, promove um evento que atrai 250 mil turistas nacionais e internacionais, injetando R$ 200 milhões na economia local e cria 1,5 mil empregos diretos. Já em Minas Gerais, a Rede Tauá realizará a 5ª edição da Páscoa Iluminada, que estima receber 30 mil expectadores.

Semana Santa: calendário anual

Além de se tornar um momento propício às festividades, muitos podem aproveitar o período para descansar e conhecer outros destinos. Para aqueles que não sabem onde encontrar o evento que mais se adeque ao seu perfil, o MTur desenvolveu o Calendário Anual. 

Com esta ferramenta é possível consultar o melhor modo de conhecer a cultura brasileira e se programar para distintas atividades. O site conta com a participação de secretarias estaduais e municipais, que enviam a descrição dos eventos para o MTur, que avalia e disponibiliza no sistema. Somente para a época da Semana Santa, o calendário registra 75 eventos. 

Entre outras opções de atividade, há o Festival do Chocolate, em Petrópolis (RJ) e o Chocopraia, em Cidreira (RS), que oferecem turismo gastronômico com receitas exclusivamente feitas para a Páscoa. Já os mais aventureiros podem contar com o trilhas em Breu Branco e Uruará (PA), Moto Rock Festival em Piraju (SP) ou Motofest, em São Bento (PB).

(*) Créditos da Foto: Pixabay/Iwona_Olczyk