Bandeira Azul -  MTurPraia do Tombo, no Guarujá, foi selecionada

O verão ainda está longe, mas a qualidade da água das praias brasileiras é um tema que vem sendo tratado desde já. A ideia do MTur (Ministério do Turismo) é obter mais bandeiras azuis no país. Afinal, o que isso significa?

Praias com bandeiras azuis hasteadas têm certificação internacional de qualidade da água validadas por um júri internacional. O MTur entrou com pedido para conceder o documento para 15 praias, 50% a mais do que as 10 homologadas no verão passado.

“O programa Bandeira Azul reconhece o compromisso das comunidades e governos locais com a proteção das praias, rios e lagoas e a prática responsável das atividades turísticas em 45 países”, destaca Gabrielle Nunes, coordenadora-geral de Turismo Responsável do MTur, que integra o júri nacional.

MTur: lista

A lista oficial das praias será divulgada em outubro, quando o júri internacional vai homologar as certificações do programa para a próxima temporada de verão no hemisfério sul. No entanto, os locais no Brasil que pleiteam a certificação já foram anunciados, por meio de uma seleção promovida por um colegiado nacional. 

Os jurados, que representam 10 instituições públicas e não-governamentais, aprovaram a inclusão de cinco praias e uma marina no programa Bandeira Azul.

Com isso, a partir de 15 de novembro, poderão hastear a Bandeira Azul pela primeira vez, as praias do Estaleiro e do Estaleirinho, em Balneário Camboriú e Piçarras (ambas em SC). Ainda em Santa Catarina, a Marina Tedesco, de Balneário Camboriú, também terá o privilégio, assim como a Praia do Peró, em Cabo Frio (RJ). 

Local que havia perdido a certificação na temporada passada, a praia de Palmas, em Governador Celso Ramos (SC) retornou ao programa e vai poder hastear a Bandeira Azul novamente. Todas as localidades que pleitearam o documento atenderam a todos os pré-requisitos do programa.

Outras praias brasileiras tiveram renovados seus certificados. São elas: Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, em Salvador; Praia do Tombo, no Guarujá (SP); Praia Grande/Caravelas, em Governador Celso Ramos (SC); e a Lagoa do Peri, em Florianópolis.

(*) Crédito da foto: Rogério Cassimiro/MTur