MTur lança glossário de termos do mercado de turismo

MTur - glossário do turismoObra reúne 150 termos utilizados no setor de turismo

Já ouviu as expressões trade, famtur, Convention & Visitors Bureaux ou fluxo turístico? Bem, se você não trabalha no trade (perdão pela repetição, mas foi tentadora), isso tudo deve realmente soar estranho. Para facilitar a compreensão de termos técnicos utilizados no setor, o MTur (Ministério do Turismo) lançou o Glossário do Turismo.

Online, o glossário é um guia que compila uma série de termos publicada pelo MTur e Embratur nos últimos 15 anos. O material, produzido pela Coordenação Geral de Produtos Turísticos da pasta, tem 48 páginas e visa também unificar a linguagem usada pelos profissionais do setor.

“Queremos que esse documento sirva como referência para as áreas técnicas do MTur, Embratur e outras entidades na hora da formulação de pareceres técnicos ou projetos, permitindo que todos os envolvidos neste processo falem a mesma língua”, explica Bob Santos, secretário Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo.

MTur: mais sobre o glossário

Por enquanto, há apenas uma versão online (acesse aqui), mas, segundo o ministério, há planos para produzir uma edição impressa. No total, a publicação reúne mais de 150 termos relacionados ao setor de viagens, trazendo ainda suas respectivas definições e referência bibliográficas.

Por se tratar de uma compilação, definições ainda não publicadas oficialmente pelos dois órgãos ou elaboradas por outras entidades, sem a contribuição destes, não foram contempladas. A expectativa é que o documento possa ser atualizado sempre que julgado necessário.

O Glossário do Turismo engloba muitas das expressões que estão no livro “O quê? What? Uot?”, da consultora Sílvia Vidovix, da Sunrise Consultoria. A publicação tem apoio cultural do Hotelier News e funciona como uma espécie de dicionário dos termos utilizados no setor de turismo. Lançado originalmente em 2009, a obra ganhou uma segunda edição em 2014.

(*) Crédito da foto: ThoughtCatalog/Pixabay

Comentários