MTurA cartilha não será distribuída pela coordenação

O Portal da Regionalização do MTur (Ministério do Turismo) disponibilizou há alguns dias a versão atualizada do PRT (Programa de Regionalização do Turismo). A ação corresponde a uma cartilha institucional que aborda a sensibilização e mobilização entre parceiros e interlocutores do programa. 

Os materiais foram condensados num documento único que aborda a temática do PRT de forma mais clara e enxuta. Aos usuários, é permitido ainda que baixem, gravem ou imprimam o documento, que tem 41 páginas. Um dos temas tratados no dossiê é, por exemplo, a descentralização das decisões e ações nas esferas estadual, regional e municipal.

De acordo com Rogério Cóser, diretor do Deotur (Departamento de Ordenamento do Turismo), praticidade, economia e acessibilidade são as principais frentes da cartilha digital. “Toda pasta colaborou com o documento”, afirma.

A iniciativa faz parte do atual Plano Nacional de Turismo, encabeçado pelo novo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Além disso, a coordenação do programa não fará a distribuição da cartilha por meio impresso.

MTur: outras informações

Para Ana Carla Fernandes Moura, coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo, o documento mostra a importância do mercado turístico. “Nem sempre a comunidade percebe o potencial do turismo em sua volta. É necessário formar lideranças, interlocutores e envolver o poder público para fortalecer o turismo”, comenta.

Por fim, em nota oficial, o ministério coloca que a regionalização chega para que as regiões do país tenham maior aproveitamento de recursos financeiros, técnicos e humanos. A cartilha pode ser acessada pelo link http://regionalizacao.turismo.gov.br/images/mtur-cartilha-promocional-final.pdf

(*) Crédito da foto: Glenn Carstens-Peters/Unsplash