Cadastur - ferramenta de cadastroCadastur 3.0 tem navegação amigável e é interligado ao sistema da Receita Federal

Em evento realizado hoje, em Belo Horizonte, o MTur (Ministério do Turismo) lançou a nova versão do Cadastur, site de cadastro do MTur. Modernizado, o portal facilitará a vida dos prestadores de serviço do trade turístico que precisam legalizar seus cadastros no ministério. Tudo será centralizado na ferramenta, que tem interface amigável e é interligada ao banco de dados da Receita Federal, reduzindo a burocracia para a inscrição.

Hercy Filho, secretário-substituto da Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do MTur, acredita que o novo portal é uma maneira de modernizar o sistema turístico como um todo. “O Brasil vai sair de um cadastro burocrático para um sistema totalmente informatizado. Isso garantirá legalidade e segurança tanto para o prestador, como para o turista”, avalia Hercy Filho, destacando que o Cadastur 3.0 é mais uma meta inserida no plano Brasil + Turismo.

Com a medida, a expectativa é garantir que os 3.453 meios de hospedagem mineiros identificados pelo censo da hotelaria encomendado pelo MTur estejam no Cadastur. Atualmente, apenas 1.013 (ou 29% deles) estão no sistema.

Nos demais estados da região, a situação é semelhante: no Rio de Janeiro, dos 2.520 meios de hospedagem mapeados, apenas 957 (40%) estão regularizados. Os percentuais são baixos também em Vitória (26%) e São Paulo (22%).

Cadastur

Para o secretário adjunto de turismo de Minas Gerais, Gustavo Arrais, o novo cadastro impactará diretamente nas escolhas do turista. “O novo sistema só tem a contribuir para a melhoria e ordenamento do turismo. Com ele, o turista pode buscar no Cadastur os meios de hospedagem devidamente legais. Isso faz com que ele saiba se o hotel ou pousada de fato exista e se ele oferece um serviço de qualidade”, diz Arrais.

Em paralelo ao lançamento do novo site, o MTur vem fiscalizando os meios de hospedagem em vários estados brasileiros – 10 já foram avaliados. Até amanhã (2), a equipe da operação Verão Legal estará em São Luís. A expectativa é que, até abril, todos os 26 estados da federação, além do Distrito Federal, tenham sido fiscalizados.

(*) Crédito da foto: geralt/Pixabay