mtur geoparquePrefeitos da região dos Cânions se reuniram com o ministro para pedir apoio à pauta

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, oficializou apoio federal para que a Unesco reconheça o projeto “Caminhos dos Cânions do Sul” como geoparque mundial. A formação está localizada entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Prefeitos que integram um consórcio intermunicipal que administra as ações pela região turística solicitaram suporte da pasta. A expectativa é de que, após a certificação do órgão, o local receba seis vezes mais turistas, saindo de 250 mil para cerca de 1,5 milhão de visitantes.

O pleito será apresentado ao órgão da ONU durante reunião na próxima semana em Paris, na França. “A gente vai ter o maior prazer e empenho em poder emplacar esse geoparque lá na Unesco. Se depender do Ministério do Turismo, essa beleza natural brasileira receberá o selo da entidade, que comprova que este sítio é um verdadeiro patrimônio natural, cultural e material, gerando emprego e renda para a população, além é claro de estimular o turismo na região”, destacou o ministro.

MTur: Geoparque

Ao conceder o título de geoparque, a Unesco zela pela garantia da sustentabilidade, preservação e proteção ambiental dessas áreas. Além de promover o envolvimento dos moradores da região. 

Com o reconhecimento do organismo internacional, essas áreas ampliam a capacidade turística da região. Atualmente, no Brasil, apenas o Parque Geológico do Araripe, no Ceará, possui a certificação da Unesco. No mundo, há 147 geoparques mundiais em 41 países.

(*) Crédito da capa: Renato Soares/MTur

(*) Crédito da foto: Roberto Castro/MTur