MTur: Parque Nacional de Abrolhos (BA) é reabertoArquipélago esteve fechado desde o dia 3, por conta das manchas de óleo

O MTur (Ministério do Turismo) informou na sexta-feira (8) que foi reaberto o Parque Nacional Marinho de Abrolhos (BA). O arquipélago estava fechado desde o dia 3, após ser atingido pela mancha de óleo que chegou a praias de nove estados nordestinos. 

Segundo a pasta, o arquipélago de Abrolhos é diariamente monitorado por meio de rondas de navios da Marinha e drones. Também auxiliam nas ações mergulhadores autônomos, embarcações de pescadores voluntários, pesquisadores, ONGs, e funcionários do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). O parque é um dos principais berços da biodiversidade marinha do Atlântico Sul. Inaugurado em 1983, é a primeira unidade de conservação marinha do país.

Além de Abrolhos, trabalhos continuam

Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Pernambuco estão com as praias limpas, segundo dados do GAA (Grupo de Acompanhamento e Avaliação), formado pela Marinha, ANP (Agência Nacional de Petróleo) e Ibama. Até quinta-feira (7), as localidades que ainda permanecem com vestígios de óleo, e com ações de limpeza em andamento, são Cumbuco, Barra do Cauípe, no Ceará; Maragogi, Japaratinga, Barra de São Miguel, Feliz Deserto e Piaçabuçu, em Alagoas.

(*) Crédito da foto: Ivana Sant'Anna/MTur