MTurPraias são atrativos mais procurados

O MTur (Ministério do Turismo) estima que, de dezembro a fevereiro de 2019, o número de viagens domésticas chegue a 75,5 milhões. O montante representa acréscimo de 2% com relação ao Verão passado. São Paulo deve ser o destino mais solicitado, com 18% do total, o que significa 13,65 milhões de viagens. O ciclo se inicia na sexta-feira (21).

Além do estado paulista, outros locais como Rio de Janeiro (10,3%), Bahia (9,5%), Santa Catarina e Minas Gerais devem receber grande volume de visitantes no período. Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará, Pernambuco e Goiás também apresentam volume expressivo de turistas.

Considerando a mesma época, a Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens) também projeta crescimento. A entidade calcula um percentual entre 18% e 20% a mais nas vendas. Em termos segmentados, isso se divide em 60% das vendas para destinos nacionais e 40% para o exterior.

"O aumento do número de viagens gera mais oportunidades de geração de empregos temporários. É isso também que movimenta o comércio e equipamentos turísticos nas cidades", afirma Vinicius Lummertz, ministro do Turismo e recém-nomeado secretário de Turismo de São Paulo.

MTur: preferências dos viajantes

Os destinos de sol e praia lideram a preferência dos turistas internos. No Nordeste, estão na dianteira localidades como Porto Seguro, Fortaleza, Maceió, Salvador e Natal. Em outras rotas destacam-se atrativos sem e com litoral, como Foz do Iguaçu (PR), Caldas Novas (GO) e Balneário Camboriú (SC).

Segundo a Decolar.com, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Natal são os destinos nacionais preferidos para o Ano Novo. Entre os 10 mais buscados pelo público estão também Foz do Iguaçu, Recife, Florianópolis, São Paulo, Fortaleza, Vitória e Salvador. 

(*) Crédito da foto: Raphael Nogueira/Unsplash