MTur- mexicoEmbaixador do México no Brasil, José Ignácio Piña Rojas, e ministro Marcelo Álvaro Antônio

A América Latina vem crescendo no âmbito do turismo e, com isso, empresas hoteleiras começam a inseri-la em seu planejamento de abertura. No passado, o México e Caribe atingiram um crescimento de 30% no pipeline, no mês de julho. Pensando nesses bons resultados, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, encontrou na última quinta-feira (13) o embaixador do México no Brasil, José Ignácio Piña Rojas.

A conectividade entre os países já é uma realidade: o Brasil recebeu 82.918 turistas mexicanos, em 2019, apresentando um aumento de 3,8% em relação ao ano anterior. No sentido contrário, brasileiros também decolam rumo ao solo mexicano, estando como 5º principal emissor de turistas internacionais, atrás apenas de Estados Unidos, Canadá Colômbia e Reino Unido.

Visando elaborar um plano de cooperação para aumentar o fluxo de turistas entre os dois países, os representantes encontraram-se para discutir tópicos como a possibilidade de ampliar a frequência de voos e fortalecer o turismo integrado.

A exemplo da proposta de criação de voos diretos semanais entre a capital Brasília e o México e a revisão do acordo de serviços aéreos dos dois países, assinado em 2011. Ainda foi discutido o plano de promoção turística, apresentado pelo embaixador e o impulso da marca México para os próximos quatro anos.

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O ministro comentou sobre importância de aumentar a conectividade com o México, apontando  “semelhanças nos nossos atrativos turísticos, como a gastronomia, a cultura e as belezas naturais. Temos que somar forças para alavancar o turismo em âmbito internacional, com geração de emprego, renda e inclusão social”.

Também estavam presentes no encontro  o ministro Luís Ángel Dominguez Brito e o conselheiro Marco Antonio Huerta Sánchez, ambos da Embaixada do México no Brasil, como também o secretário executivo do Ministério do Turismo, Daniel Diniz Nepomuceno.

(*) Crédito da foto: Roberto Castro/MTur