Mtur - governos brasil e QatarAl-Hayki e Lummertz: estreitar relação é um caminho

O MTur (Ministério do Turismo) vai defender a facilitação de vistos para visitantes do Qatar no Brasil. A medida, na verdade, seria uma reciprocidade para com o governo qatari. Hoje, brasileiros podem visitar o país do Oriente Médio, que sediará a próxima Copa do Mundo, em 2022, sem a necessidade do documento por até 30 dias. Hoje, o Brasil já facilita o processo de entrada de vistantes dos EUA, Austrália, Japão e Canadá, com bons resultados.

“Essa iniciativa se soma aos nossos esforços pela adoção do visto eletrônico para viajantes da China e da Índia”, destaca Vinicius Lummertz, ministro do Turismo. Ele destaca que a medida pode contribuir para a expansão do fluxo de turistas oriundos da Ásia e do Oriente Médio.

Lummertz esteve reunido ontem (19), em Brasília, com o embaixador do Qatar no Brasil, Mohammed Al-Hayki. Além da questão da reciprocidade nos vistos, o ministro destacou que a pasta é a favor da abertura do capital de empresas áreas brasileiras para investimentos estrangeiros. Com isso, espera-se que haja barateamento das passagens no país. Outro reflexo pode ser o incremento da atuação de aéreas internacionais no mercado brasileiro, caso da Qatar Airways.

MTur: projeto das áreas 

O projeto que trata do capital de companhias aéreas aguarda votação na Câmara dos Deputados. O ministro sugeriu ao embaixador que os dois governos estreitem a relação no setor turístico. O objetivo é despertar o interesse por projetos nos dois países. Al-Hayki,por sua vez, destacou que o Qatar é responsável por investimentos de US$ 6 bilhões no mercado doméstico, especialmente na área de óleo e gás. Ele também ressaltou que o segmento hotelaria pode atrair atenção do setor privado nacional.

(*) Crédito da foto: Roberto Castro/Mtur