Cidades históricas de Ouro Preto, em Minas Gerais 

(fotos: arquivo HN / Filip Calixto)

O município mineiro de Ouro Preto (MG) vai abrigar durante os dias 15 a 17 de outubro o 1º Festival de Turismo Ouro Preto, que será realizado no Centro de Convenções da UFOP. O evento, coordenado pela Abav-MG e pela Fire Assessoria de Eventos, contará com uma programação diversificada, incluindo uma feira com 70 expositores, com opções de roteiros e circuitos nacionais e internacionais; congressos, seminários e workshops. A expectativa é de que a cidade receba no período cerca de 2.000 profissionais do segmento por dia.

Felipe Vecchia, secretário de Turismo do destino, explica que a cidade recebe cerca de 30 mil pessoas por mês e, hoje, conta com 5.000 leitos. Por isso, o Festival representa um grande ganho. “Ouro Preto é considerada uma das maiores riquezas do estado de Minas Gerais, inclusive, foi eleita pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade e tombada nacionalmente para amparar as tradições culturais e manter vivos os fatos históricos do Brasil. A cidade demanda que o turismo seja realizado de forma profissional. O Festival surgiu justamente dessa necessidade e, pelo empenho e troca de experiências entre cada instituição envolvida, foi possível estruturá-lo”, conta.

A expectativa, conforme o secretário, é que o Festival seja realizado anualmente e entre para o calendário cultural e turístico da cidade que, atualmente, conta com 430 eventos por ano.

Serviço
www.festivaldeturismoouropreto.com.br