bahia ilhéus mapa do turismoIlhéus subiu a categoria A no Mapa do Turismo 2019

Mais de 20% dos municípios turísticos da Bahia subiram de categoria no Mapa do Turismo, publicado nesta segunda-feira (26) pelo Mtur (Ministério do Turismo). Destaque para Ilhéus, importante polo turístico do Estado, que passou para a categoria "A". Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela Pasta, sendo 133 municípios na Bahia. 

A avaliação do desempenho econômico da atividade turística no município é feita a cada dois anos, juntamente com a atualização do Mapa do Turismo. Para o destino ser validado, se faz necessário cumprir requisitos estipulados pelo MTur. A exemplo do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), item obrigatório para essa última edição. 

Com a obrigatoriedade, a Setur-BA (Secretaria do Turismo do Estado da Bahia) promoveu palestras e oficinas nas 13 zonas turísticas para conscientizar sobre a importância do cadastro. Além de disponibilizar técnicos em algumas regiões para realizarem o mesmo.  

Bahia: demais obrigatoriedades

Além do Cadastur, são analisadas as documentações que comprovam a existência de setor responsável pela pasta do turismo. Assim como um Conselho Municipal ativo, dotação orçamentária para o desenvolvimento da atividade, bem como participarem de uma Instância de Governança Regional institucionalizada.

Divaldo Borges, diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da Setur-BA, já convoca os municípios a estarem atentos para a obrigatoriedade do próximo remapeamento. Na próxima edição, uma das novas exigências será o Plano Municipal de Turismo.

(*) Crédito da foto: Márcio Filho/MTur