Bernal é autor do livro "Para uma Trajetória de Sucesso na Hotelaria"

Tenho acompanhado inúmeras lives, entrevistas e palestras de vários profissionais que atuam na indústria da hospitalidade. Executivos com carreiras brilhantes e renomados no mundo inteiro. Cada um deles tem muito a contribuir neste momento, onde estamos apreensivos, preocupados, ansiosos, além de outros sentimentos que vem à tona frente a esta crise. 

No dia 8 de abril, especificamente, assisti a live no Brasil, via YouTube, com a participação de grandes executivos, tudo preparado com muito carinho, cuidado e profissionalismo de sempre pela R1 e Hotelier News.  

O que me trouxe de lição, e gostaria de provocar junto a vocês este pensamento é: as empresas hoteleiras que vão prosperar daqui para frente devem estar concentradas além de sua reabertura dos hotéis, ou seja, o desafio não será somente reabrir sua operação hoteleira, e sim como criar um ambiente de normalidade junto ao seu negócio. Na minha visão, esta é a grande questão e toda sua energia e inteligência devem ser concentradas neste momento.

Acredito que estes grandes executivos que são grandes pensadores precisam, mais do que nunca, juntos, unidos buscar a partir de agora novas premissas para seus mercados. Entender, questionar e respirar a causa, crença e propósito de suas operações hoteleiras para este momento incerto.  

O que me chamou muito a atenção é a provocação que se apresentou vinda pelos profissionais, ou seja, agora você precisa sair do convencional. Sua sabedoria de ontem, talvez não valha de nada hoje. Olhem que ponto importante, ou seja, como estes acontecimentos afetam o mundo todo. Será que podemos usar essa situação e criarmos novas formas de oportunidades? – Quem tem cérebro vai a Roma.

Esta situação atual pode ser inédita na indústria da hospitalidade, mas já ocorreram outras inúmeras situações, que por muito pouco colocaram alguns hotéis fora da jogada, fora dos negócios, ou seja, parece que outras crises que passamos foram para aprendermos e esta é para consolidar o aprendizado das demais crises anteriores. Por outro lado, acredito, que após esta crise, empresas hoteleiras preparadas sairão ainda mais fortes e reinventadas em todos os aspectos.

A começar pelas próprias lives, conferências online, novas plataformas de comunicação, continuando a realizar pequenos e médios eventos neste formato. Falei em outro artigo, do investimento em internet como prioridade essencial para dar conta da retomada daqui para frente. Nesse artigo, menciono que a internet coloca você fora do jogo se você não aderir – e rápido – a esta prática. Ou você se reinventa buscando tecnologia para o seu negócio ou você está fora.

Há muitos exemplos no mercado da reinvenção de grandes corporações? Cuidado, portanto, com este pensamento em sempre fazer as mesmas coisas, porque aí vem a crise para te mostrar que você muda ou muda!

Caso contrário, sua atividade-fim morre. Um grande amigo na hotelaria no Brasil sempre fala: ou você reforma seu hotel ou você morre com seus clientes.

Essa metáfora está muito atual se aplicada em todas as situações no seu negócio. Ou você toma uma atitude frente à sua gestão, ou você morre junto com seu hotel.

Olhe, por exemplo, a situação dos taxistas, classe a quem tenho muito respeito, mas veja a resistência que tiveram em mudar e observo que de nada adiantou. Outros tantos exemplos, novas plataformas hoteleiras que aparecem para chocar o mercado, balançar suas estratégias. Você precisa mudar sua forma de fazer negócios e aceitar para continuar no mercado.

Essa crise mais uma vez está dando a chance (um tapa na nossa cara) para que é necessário reinventar o seu negócio, sua gestão, seu meio de hospedagem. Absolutamente. O mundo está aí, as oportunidades também. Basta ver e enxergar. A hotelaria vai retomar (lentamente), mas não de forma igual.

Muitos executivos estão sendo obrigados a sair da zona de conforto e criar estratégias para salvar seus negócios. É estressante, causa dor e sofrimento, mas cabe a todos criarem suas oportunidades em prol de sua sobrevivência.

Tem oportunidade para você aplicar no seu negócio, na sua gestão? Aposto 100% que sim. De todos os lados: custos, despesas, aumento de receitas. Sem isso, o que será do seu negócio? Sem isso, como você vai resguardar e suportar a sua empresa? Oportunidades estão aí em todos os lados. Reclamar e culpar A, B ou C não vai ajudar em nada sua empresa. Parta para o plano de ação já. 

Muito se falou em guerra tarifária, lembrando que a hotelaria no Brasil é patrimonialista e precisa muito de uma ajuda conjunta para profissionalizar o mercado.

Como eu consigo vender meu hotel se nem sei quanto custa meu quarto ocupado e tão pouco quanto custa o meu quarto vazio (básico na hotelaria). Um grande executivo foi muito feliz em dizer que a gestão precisa ter indicadores na mão, ou seja, saber quanto custa absolutamente todo, para que assim o seu negócio cresça rapidamente e erre menos.

—-

Nilson Bernal é especialista em hotelaria há mais de 20 anos. Bacharel em Administração de Empresas, já atuou em diversas redes e hotéis independentes como Atlantica, Bourbon e Jurema Águas Quentes. Em 2017 lançou seu primeiro livro intitulado "Para uma Trajetória de Sucesso na Hotelaria" e é, também, coautor do Segredos do Sucesso – Histórias de Executivos da Alta Gestão. 

www.nilsonbernal.com.br

(*) Crédito da foto: divulgação/Arquivo pessoa