Bertino abre o Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes nesta quinta-feira (26)

Teve início há pouco, no Wyndham Garden Convention Nortel , em São Paulo, o 1º Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes. Organizado pela Nobile Hotéis, o evento tem como objetivo debater inovações e soluções que visam aumentar a competitividade dos hotéis, especialmente independentes. Roberto Bertino, fundador e presidente da Nobile Hotéis, presidiu a palestra inicial do encontro, que termina ainda hoje (26) e conta com a rotatividade de cerca de 500 profissionais do setor .

Em seu discurso de abertura, Bertino relembrou a importância de servir e ser hospitaleiro. Ele ressaltou também a oportunidade de adquirir conhecimento e fazer networking que o encontro vai proporcionar. 

O presidente relembrou como começou sua história na hotelaria. "Meu pai decidiu abrir um hotel e, desde que começou as obras, comecei a vivenciar e acompanhar a implementação, contratação de colaboradores e abertura. Além disso, observei a forma calorosa que meus pais atendiam aos hóspedes", detalha. "Após minha formação em Administração, o empreendimento foi passado para mim e, mais tarde, com o apoio do meu pai, abri uma segunda propriedade", complementa.

Entre os desafios que enfrentou nesta época, ele destacou a chegada de grandes redes hoteleiras a Recife. "Foram fortes concorrentes em comparação ao meu empreendimento", pontua.  Após sete anos, o profissional voltou a empreender novamente, criando a Nobile Hotéis. "Após 10 anos, juntamente com as pessoas certas, ocupamos a 4ª posição das 50 maiores redes hoteleiras do Brasil", comemora.

Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes: visão

Bertino ressaltou o grande número de hotéis independentes no Brasil, que, hoje, representam 53% do mercado. No total, dos 10.314 hotéis em funcionamento no País, 5.476 são independentes e com mais de 20 quartos. 

Entre os fatores de sucesso da Nobile Hotéis, Bertino pontua o forte apoio dos colaboradores responsáveis pelas vendas, não disponível aos pequenos negócios. "Os hotéis independentes não possuem este apoio e, como  melhor oportunidade, os proprietários os entregam às OTA's", destaca. 

Cronograma do evento

O presidente citou alguns dos painéis que serão apresentados aos presentes. Entre os temas abordados, Bertino destacou a importância da tecnologia, pilar para a consolidação de um empreendimento, e a atual situação econômica que enfrentamos. "Este ano, podemos esperar uma economia melhor, principalemente em estados como São Paulo e Brasília, que perfomam muito bem", adiantou.

Além disso, o executivo aproveitou o momento para fortalecer o objetivo do evento: auxiliar os hotéis independentes. "Aqui, poderão ver a importância de um bom poder de compra e de venda, padrões operacionais, tecnologia e fidelização", conclui.

(*)Créditos da Foto: Peter Kutuchian/ Hotelier News