Um exemplo da interface do sistema NFC para
hóspedes dos hotéis da Nordic Choice
(foto: conversations.nokia.com)
 
A rede norueguesa de hotéis Nordic Choice anunciou, nesta semana, uma parceria com a Nokia para a implementação do sistema NFC (Near Field Communication). O projeto permite aos hóspedes, que possuem smartphones com a tecnologia habilitada, utilizar seus aparelhos em vez de chaves para entrar e sair dos apartamentos e pular a etapa do chek-in.
 
O Mobile Key Dual com acesso por NFC, sistema que independe de operadora de telefonia utilizada pelo hóspede, foi o modelo adotado pela Nordic Choice. Os equipamentos necessários para liberar a entrada do cliente ao quarto devem começar a ser instalados ainda neste mês.
 
Por enquanto, os testes comprovam total eficiência apenas em aparelhos N9, um dos mais novos da Nokia. Após a implantação do sistema, celulares de outras marcas que contenham a função NFC poderão também ser utilizados para este fim.
 
A Nordic Choice Hotels é uma rede com 170 empreendimentos distribuídos entre 18 países como Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Irlanda, Suíça, Suécia, e outros.
 
Neles, a rede está presente com hotéis das bandeiras Comfort, Quality, Quality Resort, Clarion, Clarion Collection, Nordic e Nordic Resorts.
 
Entenda como funciona
A NFC utiliza um sistema simples. Com a proximidade de dois dispositivos eletrônicos compatíveis, é possível realizar a troca de informações de maneira segura.
 
Com isto, pode-se captar informações de qualquer objeto em que a tecnologia for aplicada: o usuário obtém informações de um cartaz ou de um display em um supermercado apenas encostando seu celular nele. Também é possível comprar ingressos aproximando o smartphone do cartaz de anúncio, por exemplo.
 
Em pouco tempo a novidade poderá ser aplicada em documentos, como a identidade ou o passaporte.
(Redação)