Polpas e sucos de melancias amarela, laranja e a tradicional vermelha: as duas novas
variedades vão chegar ao mercado até junho de 2006 e o bom é que não são transgênicas
(foto divulgação)

Atenção, pessoal de A&B! A Embrapa Rondônia está pesquisando variedades adaptadas para o Brasil de melancias com polpas amarela e laranja. É isso mesmo: melancia amarela e laranja, além da tradiconal vermelha. Segundo a empresa, as novas variedades devem estar no mercado até junho de 2006.
O pesquisador Flávio de França Souza, da área de Melhoramento Vegetal, é o responsável por esta iniciativa e também fez parte da equipe que desenvolveu a melancia sem semente. As pesquisas visam à obtenção de cultivares precoces, de frutos pequenos, com alto teor de açúcar, boa resistência ao transporte e com diferentes padrões de casca e cor de polpa.
Segundo a Embrapa Rondônia, a idéia de trabalhar com as melancias de polpa amarela surgiu da necessidade de diversificar a oferta do produto no mercado
nacional, agregando novas características à fruta. Há ainda a questão nutricional, pois os vegetais de coloração vermelha são ricos em licopeno e os de coloração amarela são ricos em caroteno. Os dois pigmentos atuam na prevenção de doenças do coração e de vários tipos de câncer.
A melancia amarela não é transgênica. Naturalmente, a espécie pode apresentar, além do tradicional vermelho, frutos de polpa amarela, laranja, rósea e branca. O que se fez foi juntar em grupo de plantas a polpa amarela a outras características que atendam às necessidades do produtor e do consumidor. Os aspectos mais trabalhados na pesquisas, que trarão vantagem ao produtor foram à produtividade, precocidade e a resistência ao transporte.
“Buscamos reduzir o tamanho dos frutos e introduzir as polpas de coloração amarela e laranja, sem alterar o sabor e a textura já consagrados entre os consumidores brasileiros: melancia tem que ser doce e ter a polpa crocante”, finaliza o pesquisador Souza. (Claudio Schapochnik)