Dia Mundial do Turismo - Roberto Duran(pres Salvador Destination), Claudio Tinoco (sec municipal Cultura e Turismo) e Paulo Gaudenzi (vice presidente da Salvador Destination)Roberto Duran(Salvador Destination), Claudio Tinoco (secretaria de Cultura e Turismo) e Paulo Gaudenzi (Salvador Destination)

O início das obras do novo centro de convenções de Salvador aumentou a procura pela capital baiana como destino para congressos. A Salvador Destination comunicou que tem 30 eventos previstos para o espaço e mais alguns aguardando formalização. O número turbina a agenda de conferências para o destino. Agora são 90 confirmados pela associação.

Dentre os já confirmados para o novo espaço estão o Conotel (Congresso Nacional dos Hotéis), agendado para 2020, o XXXIV Congresso Brasileiro de Cirurgia, em 2021, e o 7º World Trauma Congress, em 2024. "Esses três eventos devem reunir mais de 10 mil pessoas", pondera Roberto Duran, presidente da Salvador Destination. 

Duran representa uma entidade com 56 associados e que, nos últimos quatro anos, com auxílio da prefeitura, levou 81 congressos para o município. Esse total de eventos levou 56 mil visitantes à cidade e movimentou 224 mil pernoites para a hotelaria. 

Centro de Convenções de Salvador em ritmo acelerado

O interesse despertado pelo novo centro de convenções tem levado o município a acelerar as obras. O prefeito ACM Neto (DEM) se reúne, no próximo dia 18, em São Paulo, com empresas nacionais e internacionais da área de gestão para discutir o estudo de viabilidade da concessão do equipamento. 

Nessas reuniões, o objetivo é colher sugestões para preparar o edital de licitação que vai definir a concessionária do espaço. "Esse edital deverá ser publicado até novembro", adiantou Claudio Tinoco, secretário municipal de Cultura e Turismo. 

A perspectiva da prefeitura é que já em março a concessionária vencedora assuma a gestão do local e acompanhe a finalização das obras. "Independente desta definição, já estamos trabalhando com a Salvador Destination para colocar novamente a cidade como o terceiro destino nacional no turismo de eventos, congressos e convenções", destaca Tinoco.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Savador Destination