Hôtelier News conheceu mais de perto as instalações do Novotel Jaraguá São Paulo Conventions, empreendimento administrado pela Accor Hotels na capital paulista. A hospedagem foi uma experiência interessante. Leia abaixo por quê.


Painel Bandeirantes paulistas, pintado por Clóvis Graciano
(fotos: Karina Miotto)

Por Karina Miotto

Em primeiro lugar, quem se hospeda no hotel pode entrar no clima do centro da cidade. Ruas largas, edifícios antigos, árvores seculares e muita informação e cultura fervilhando ao mesmo tempo em diferentes lugares. O centro de São Paulo é, parodiando a campanha do São Paulo Convention & Visitors Bureau -, absolutamente tudo de bom. Nesta região é que estão a linda Estação da Luz, a Catedral da Sé, o Teatro Municipal, a Pinacoteca do Estado, o Museu da Língua Portuguesa, entre tantos outros locais que englobam história e diversão.

Portanto, partindo do princípio de que a atmosfera do lugar também cria o clima da hospedagem, adentremos o Novotel Jaraguá. Opa, espere! Antes disso, atentemos ao pequeno detalhe: uma de suas fachadas, entre as ruas Martins fontes e Major Quedinho, teve a parede devidamente preparada com mosaicos de azulejo por ninguém menos do que Di Cavalcanti em 1953. O painel registra as fases de produção de um jornal já que, quando o prédio foi construído, a idéia inicial era transformá-lo em sede do Estado de S. Paulo, da rádio e do estúdio Eldorado. Agora sim, vamos em frente.


Mosaicos de Di Cavalcanti…

 
…embelezam a fachada do hotel

O lobby é grande, a recepção é simples e o clima de história continua dentro do empreendimento da Bela Vista, já que existe desde a década de 50 e já foi considerado um dos melhores hotéis da cidade. Em suas paredes, exibe fotos em preto e branco de hóspedes ilustres que, quando desembarcavam em São Paulo, era no antigo Hotel Jaraguá que queriam ficar.


No amplo lobby…

 
…confortáveis sofás perto de
arranjos com…


…lindas flores


Retratos de famosos e belas pinturas nas paredes: cultura

Em janeiro de 54, o hotel recebeu a miss Brasil Martha Rocha. Em novembro, a diva do cinema italiano Gina Lolobrigida e a encantadora Sophia Loren. Em 56, Juscelino Kubitscheck. Em 57, Louis Armstrong. Em 58, Frederico Fellini, renomado diretor de cinema italiano. Em maio de 59, Fidel Castro. Em 60, a cantora de jazz Ella Fitzgerald. Em agosto de 61, Yuri Gagarin, primeiro ser humano a viajar pelo espaço. No mesmo ano, Jânio Quadros. Em 64, Carlos Lacerda freqüentava o empreendimento para dar palestras sobre jornalismo, política e democracia. Em 65, passou por lá o senador Robert Kennedy. Em 68, Elisabeth II, rainha da Inglaterra. Em maio de 69, David Bem-Gurion, fundador do Estado de Israel. No mesmo ano, Alain Delon. A lista de celebridades foi bastante resumida, já que os nomes de hóspedes ilustres é bem maior.

 
A rainha Elisabeth e Yuri Gagarin, primeiro ser humano a viajar pelo espaço

Ainda perto do lobby, próximo a um dos bares do hotel, está o painel Bandeirantes Paulistas, pintado por Clóvis Graciano em 1951. Também perto está o piano. O encontro de um com o outro resulta em uma combinação perfeita.


O piano fica quase em frente ao painel de Clóvis Graciano…


…apresentando combinação perfeita


Painel em três fases para que você possa
compreender tudo o que ele retrata: primeira…


…segunda…


…e terceira

Em 1999, o hotel foi adquirido pelo grupo Sol Invest, que investiu aproximadamente R$ 40 milhões em seu retrofit. Atualmente, o Novotel Jaraguá, de 26 andares, é administrado pela Accor Hotels, possui 415 apartamentos e 3,8 mil m² de área para eventos distribuídos por 23 salas moduladas com capacidade para mais de 2 mil pessoas.


Espaço para convenções e eventos…


…com capacidade para mais de 2 mil pessoas

Como todo hotel da rede Accor deve cumprir um número mínimo de itens dentro da cartilha ambiental, que prevê ações pela preservação do meio ambiente, desde 2005 o empreendimento procura fazer a sua parte: entre outros investimentos, instalou controle de vazão de água em duchas e torneiras, passou a recolher óleo utilizado na cozinha e a reciclar papel, vidro, plástico e metal.

Os apartamentos são divididos da seguinte forma: 127 suítes, sendo 60 de padrão júnior e 67 de categoria executiva (40 com piso de madeira) – únicas que possuem sofá-cama e banheira. Na categoria luxo encontram-se 176 UHs e na standart, 112. Todos possuem janelas anti-ruído, mesa de trabalho, duas linhas telefônicas e extensão, acesso à internet, cafeteira elétrica, ferro e tábua de passar roupas, secador de cabelos, TV com canais a cabo, ar-condicionado e cofre eletrônico.


Apartamento da categoria luxo e…


…suíte executiva, com piso de madeira,…


…espaço amplo,…

 
…sofá,
mesinha para trabalho,…

  
…cofre, puff e criado-mudo…


…doces e salgadinhos

   
No banheiro é disponibilizada uma banheira

 
Vidros anti-ruído e uma vista silenciosa de São Paulo fazem parte dos apartamentos

Fitness center e salão de beleza
Com foco especialmente voltado a clientes corporativos que viajam a negócios a São Paulo, o hotel oferece fitness center para quem não quer deixar de malhar e salão de beleza para os que fazem questão de sempre dar um upgrade no visual.

 
Para quem gosta de malhar, fitness center


Para quem quer ficar bonito, salão de beleza

Uma opção interessante para quem quer se distrair sem sair do hotel é ficar atento aos espetáculos teatrais que passam por lá. O teatro é bonito, tem boa acústica e já foi cenário das peças Pequenos crimes conjugais e Doce traição.


Teatro no qual são realizados eventos e espetáculos

Crianças
Para pais – hóspedes ou não – que querem comer no restaurante, o hotel oferece um espaço voltado a crianças, com alguns brinquedos.


Nesta loja, você encontra lembranças e brinquedos
para os pequenos

 
Ao lado do restaurante Jaraguá, espaço para crianças

Gastronomia
O restaurante Hotel Jaraguá tem capacidade para 600 pessoas e oferece buffet com itens variados entre saladas, pratos quentes, sobremesas e café.


Toda comida é preparada pelo próprio hotel


Detalhe da decoração perto do restaurante


Este espaço, fora do restaurante principal, normalmente
é utilizado para eventos especiais

Bar do hotel Jaraguá
É aberto tanto ao público quanto a hóspedes. Uma opção mais quietinha e privativa para quem quer tomar um chope com tranqüilidade no centro de São Paulo.


Poltronas confortáveis e drinks com amigos…


…na hora do happy hour

Hospedar-se no Novotel Jaraguá é assim: você ainda está do lado de fora e já se encanta com o painel externo de Di Cavalcanti. Quando entra, pode se sentir em um museu, pois se não estiver com pressa, pelo menos uma olhada acaba dando nos painéis dos famosos nas paredes. E, se chega mais perto para ler o que está escrito embaixo dos retratos, corre o risco de ficar pelo menos dez minutos aprendendo e admirando fotos muito bem tiradas. Se andar um pouco mais, verá a linda pintura dos bandeirantes. Depois da aula cultural, aí sim é hora de subir ao quarto e relaxar. Dentro do Novotel Jaraguá, o hóspede mais atento sente-se parte de uma história. E daquelas bem interessantes.

Serviço
www.accorhotels.com.br