Novotel passou por nova auditoria para a manutenção do certificado (foto: 4travel.jp)
O Novotel Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, acaba de receber a manutenção do certificado do Green Globe, programa de certificação internacional para viagens e turismo responsáveis. O gerente da unidade na capital gaúcha, Alexandre Facchini, acompanhou o auditor e os técnicos australianos que estiveram em setembro no hotel para analisar cada detalhe dos requisitos obrigatórios.

“A manutenção do certificado é ainda mais difícil do que conquistá-lo pela primeira vez. O Novotel recebeu o primeiro certificado em 2008, sendo que a manutenção é renovada a cada dois anos”, explica Facchini.

Os cinco itens prioritários na análise do Green Globe são água, energia, lixo, produtos químicos e comunidade. Todos estes pontos são trabalhados com igual prioridade, com o objetivo de redução no impacto ambiental e social de cada local. Para conquistar a certificação, cada hotel precisa ser avaliado de acordo com oito critérios alinhados ao desenvolvimento sustentável ambiental e social, que garantirão, entre outros, melhor administração de lixo, menos poluição e controle de consumo de água e energia, além de ações voltadas às comunidades de zonas primárias dos hotéis. 
Além da unidade em Porto Alegre, os hotéis da rede já certificados são o Novotel Center Norte/SP e o Novotel São José dos Campos, enquanto que os demais devem passar pelo processo de certificação no próximo ano.
(Redação)