selo verde no novotelSelo foi entregue pela ABIH-RJ

Meio de hospedagem inaugurado em 2016, na capital fluminense, o Novotel Rio de Janeiro Praia de Botafogo recebeu o Selo Verde da ABIH-RJ (Associação de Hotéis do Rio de Janeiro). A certificação vale como um reconhecimento ao engajamento do hotel em questões sustentáveis.

O selo foi entregue em referência ao projeto Food Waste que, por meio de conscientização dos hóspedes e colaboradores na transformação de sobras de comidas em novos produtos. A ação reduziu em 70% o desperdício alimentar no empreendimento. 

"É uma honra sermos consagrados com este selo que traduz a essência da AccorHotels. O desperdício de alimentos é uma das principais ações dentro do nosso Programa de Desenvolvimento Sustentável (Planet21), cujas iniciativas visam a mudança comportamental e o consumo consciente", comenta Larissa Lopes, gerente de Desenvolvimento Sustentável da AccorHotels América do Sul.    

Food Waste além do Novotel

O Food Waste é uma iniciativa global da AccorHotels que consiste em ações de mudança comportamental. Entre elas estão a separação do lixo orgânico no restaurante, implementação de balde com balança exclusivos para a pesagem das sobras do bufê, cascas e talos, planilha de acompanhamento de desperdício, ações corretivas e conscientização e engajamento dos colaboradores e hóspedes.

Com a implementação do Programa, em 45 dias, o Novotel Rio de Janeiro Praia de Botafogo reduziu o desperdício alimentar de 574 para 174 Kg. 

Transformação de alimentos não consumidos no café da manhã em outros preparos para as demais refeições ou utilização destas sobras em composteiras, transformando-os em adubo para as plantas, também foram ações que colaboraram com o resultado tão positivo. 

(*) Crédito da capa: Daniel Pinheiro/AccorHotels

(**) Crédito da foto: Divulgação/AccorHotels