África do SulA mistura de grandes cidades com as savanas atraem viajantes do mundo todo

O Brasil fechou o ano de 2017 levando mais de 67 mil turistas para a África do Sul. Inédito, o número representa aumento de 74,7% em relação ao ano anterior. Os dados são da South African Tourism.

Segundo a associação que levantou os índices, o país africano já vem experimentando crescimento na chegada de brasileiros desde 2016. Naquele ano, alguns meses tiveram 100% de crescimento na comparação entre períodos. Ao longo do ano passado, alguns balanços já davam indícios da boa temporada que seria.

"Para nós, que trabalhamos o destino há 14 anos, esses números não chegam a ser tão surpreendentes", afirma Tatiana Isler, representante do South African Tourism no Brasil. "Sabemos do potencial turístico da África do Sul", completa. 

A executiva enumera os motivos que fazem da nação africana uma boa opção para viajantes que partem do Brasil. De acordo com ela, trata-se de um país que cabe em todos os bolsos, oferece acomodações de primeiro mundo, tem variedade de safáris combinados com o melhor das grandes metrópoles, fica a oito horas de voo de São Paulo e tem uma moeda que, em relação ao real, é extremamente convidativa. 

A temporada que se iniciou é simbólica para os sul-africanos. É em 2018 que se comemora o centenário de Nelson Mandela. O grande líder daquele povo faria cem anos no dia 18 de julho, de modo que celebrações serão organizadas na África do Sul, assim como em diversos outros países.

"Com as celebrações do centenário de Mandela a África do Sul será exposta ao mundo, mais uma vez, como um destino que preza pela liberdade, pela igualdade e pela justiça", comenta Tatiana. 

Mais brasieliros que canadenses na África do Sul

É significativo também observar que o Brasil, pela primeira vez, ultrapassou o Canadá entre as nações que mais levam viajentes ao ao país africano.

Outro dado citado pela organização turística é que além dos brasileiros, outros sul-americanos estão descobrindo a África do Sul. O Chile levou àquele país 77,5% mais turistas em 2017 que no ano anterior. Enquanto isso, a Argentina cresceu 56,3%. No acumulado de América do Sul e Central, o aumento é de 59,3%.

* Foto de capa: pixabay/Jeanvdmaulen