rio grande do norteCerca de 13 mil estrangeiros chegaram ao estado

O primeiro semestre se mostrou profícuo para o turismo potiguar, pelo menos no ponto de vista da chegada de estrangeiros. De acordo com números levantados pela Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio Grande do Norte, que controla a entrada de turistas no estado, as chegadas internacionais cresceram 19,56%. O índice é relativo à primeira metade do ano e tem como base a comparação com igual período em 2017.

No total, mais de 13 mil estrangeiros entraram no estado em viagens de lazer e a trabalho. Os realizadores do relatório estimam que esses turistas injetaram R$ 5,5 milhões na economia potiguar.

A Argentina se mantém como o maior emissor de viajantes para o estado. Ao todo, foram mais de 5 mil visitantes hermanos chegando no período, o que representou crescimento de 61% frente o primeiro semestre de 2017. Portugal aparece logo depois, seguido por Itália, Espanha, França e Alemanha. 

Rio Grande do Norte: mais turistas

José Odécio Júnior, presidente da ABIH-RN (Associação de Indústria da Hotéis estadual), acredita que ações combinadas de governo e iniciativa privada são a chave para o resultado. De acordo com ele, a próprio entidade empreendeu algumas iniciativas para atrair mais viajantes internacionais.

"Temos sempre buscado criar parcerias e ações que incentivem a divulgação do nosso estado em vários lugares", afirma. Segundo ele, é comum que a ABIH-RN realize workshops, capacitações e participe de feiras do setor. "Ano passado, fizemos evento em duas cidades do Paraguai, bem como no Uruguai. Em 2018, participamos, junto com as prefeituras de Maxaranguape e Tibau do Sul, de uma feira na Holanda, além de eventos em Lisboa e Buenos Aire", acrescenta.

"É importantíssimo que o mercado turístico potiguar esteja sentindo o resultado positivo desse trabalho. Entretanto, ressalto a necessidade de continuarmos a investir nas ações de  promoção e divulgação", finaliza Júnior.

(*) Crédito da foto: StelaD/;Pixabay