"Ainda existe alguma diferença do que quer o consumidor on-line e off-line?" Com esta pergunta, Renan Cardoso, da Azul Linhas Aéreas iniciou a segunda palestra da HSMAI Marketing & Sales Conference, que acontece agora durante a manhã e deve seguir até as 12h, no Maksoud Plaza, em São Paulo. Na sua apresentação, Cardoso ressaltou a identificação dos perfis de clientes como um dos elementos-chave para o alcance dos resultados almejados pelas empresas.

"O Big Data é o novo petróleo. Dados são importantes para prover campanhas e estratégias novas para todos os tipos de negócios", afirma o executivo.

De acordo com o profissional, o perfil do novo consumidor é pautado pelas seguintes características:

– Pronto a abandonar e destruir que o desaponta;
– Quer dar feedback sobre todos os produtos e serviços;
– Deseja uma nova experiência de compra;
– Deseja que o suporte seja feito por pessoas que tenham o seu mesmo mind set;
– Quer que sua opção de permissão seja respeitada;
– Quer receber apenas conteúdo relevante;
– Quer diálogo relevante de igual para igual; 

"O cliente é mais do que nunca, o centro de qualquer estratégia. Temos entender a jornada de cada cliente; temos de surpreender em todos os canais, por exemplo, recebi um e-mail de uma locadora de automóveis me avisando da expiração da minha carteira de motorista. Temos também de estimular o compartilhamento e jamais subestimar os chamados advogados de uma marca. Se você sabe que um cliente fala bem de sua marca, mantenha-o sempre satisfeito, assim ele sempre atestará a qualidade do seu produto", ensina o profissional.

Cardoso continuou a sua apresentação mostrando o ciclo de relacionamento com o cliente – Lifecycle – desde o primeiro contato, passando pela conversão, compra e aderência do cliente, além da reconquista, no caso de perda.

O profissional mostrou estratégias relevantes para a venda, pós-venda e fidelização da carteira de clientes por meio de informações obtidas por meio de plataformas de Big Data, aliadas das empresas neste movimento.

"Conseguimos falar com cada cliente, enviando a mensagem certa para cada um por meio da solução Lifecycle. Nosso programa de Lifecycle tem quase 80 pontos de interação diferentes com nossos clientes e este número continua crescendo. Focamos na comunicação relevante, que atinge a real necessidade de cada um e, de acordo com o aumento da segmentação, também aumenta o número de e-mails. Por que não enviar mais de um e-mail por dia, quando o conteúdo é relevante?", explica Cardoso sobre o Lifecycle.
Segundo o profissional, com o feedback obtido, as empresas podem investir em estratégias mais eficientes e na comunicação mais assertiva e alinhada com o estilo de vida e frequência de viagens de cada cliente.

* Crédito da foto na capa: Hugo Okada