O gerente geral do Meliá Jardim Europa posa no lobby bar do hotel
(foto: Priscilla Haikal)

Johannes Bayer é daqueles entrevistados que a falta de assunto nunca será um problema. Além de ser bem informado sobre o cenário que envolve o mundo hoteleiro, o executivo começou sua carreira aos 16 anos, ainda na Alemanha, e até se estabelecer no Brasil, passou por curiosas vivências no setor.   

Sua experiência teve início com uma formação técnica em cozinheiro, o que lhe rendeu dias parecidos aos do programa Hell's Kitchen. A prática também permitiu sua posterior entrada na universidade de Lindenberg, na região da Renânia, onde cursou administração hoteleira. Com os estudos, o profissional atuou no setor de Eventos e de Alimentos e Bebidas em hotéis, restaurantes, e centro de convenções, acumulando passagens pela Suíça e na fronteira com a Holanda.

Ainda jovem, Bayer tinha vivido diferentes oportunidades profissionais graças a um conselho do seu tio que sempre o motivou a experimentar coisas novas. "Nunca esqueci o que ele me dizia. Para concentrar o máximo de conhecimento, todo o que pudesse, até os 30 anos de idade. Daí em diante eu devia usar esse aprendizado para estebelecer um objetivo de carreira e tentar concretizá-lo", revela o executivo.

Nesse ímpeto de mudanças e experimentações, Bayer decidiu mudar-se para Paris, realizando o sonho de muitos humanos -inclusive o seu- de viver na Cidade Luz. Por lá, o profissional aceitou a vaga num cargo que ainda não tinha atuado, o de recepcionista. Além do novo posto, ele também conheceu uma advogada brasileira que em poucos anos tornaria-se sua esposa e a remetente de mais de 800 cartas, já que somente em 2001 o executivo conseguiria fixar sua carreira no Brasil. 

Entre idas e vindas, o casal teve a chance de morar em Roma, onde o hoteleiro ocupou o posto de mordomo no primeiro St. Regis na Europa. "Foi um período bastante positivo para mim. O empreendimento recebia muitas pessoas importantes e de relevância internacional, tanto pelo luxo da propriedade como pela representatividade diplomática da capital italiana", destaca. 

Nessa ocasião, explica-se o terceiro elemento do título. Entre as muitas histórias vividas em território italiano, Bayer teve a chance de escolher uma canção para ser executada por John Travolta no piano e de disputar a ida ao quarto de Cindy Crawford, que solicitou o atendimento dos funcionários do hotel devido ao mau funcionamento de sua banheira.

Desde 2006 atuando como gerente geral do Meliá Jardim Europa, na zona oeste de São Paulo, o executivo acredita que sua identificação com a profissão veio pela paixão em servir, iniciada na cozinha e revelada na gerência. "Esse contato com o cliente é indispensável para mim", admite o hoteleiro ao interromper o depoimento para um caloroso abraço num dos hóspedes da unidade. 

Serviço
www.melia.com