"O turismo de hoje é executado pelos profissionais de ontem?", questiona Augusto Rocha


Augusto Rocha, da PMWeb, foi um dos palestrantes do Momento Agência Digital
(foto: arquivo HN/Juliana Bellegard)

Projeto lançado no ano passado pela Abav-PR (Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná) em parceria com o Sebrae-PR, o Agência de Viagem Digital ganhou, na edição 2015 do Salão Paranaense de Turismo, um ciclo de palestras. Batizada Momento Agência Digital, a iniciativa trouxe profissionais da própria entidade e de empresas como a PMWeb e o Google para discutir tendências e o mercado de viagens.

Sócio da PMWeb, Augusto Rocha falou sobre a intensa mudança do mercado - não só de turismo, mas em todas as áreas de negócios -, e questionou: O turismo de hoje é executado pelos profissionais de ontem? "A mudança é o ritmo do negócio. No caso da nossa indústria, o que mais mudou é o perfil que o profissional deve ter", apontou, destacando que o digital não deve ser parte da estratégia, mas sim ser a estratégia.

Rocha apontou exemplos como o da Blockbuster e das cooperativas de táxi para ilustrar as recentes transformações movidas pela internet e, mais intensamente, pelo mobile. Além disso, ele indicou uma tendência dos mercados de eliminar a intermediação, com as empresas buscando vender direto para o consumidor. "O mercado está de portas escancaradas, esperando empreendedores que enxerguem as oportunidades atuais", definiu o executivo.

Era da conectividade constante
Erica Marques, cofundadora do Google Business Group de Curitiba, explicou que é assim que o Google definiu o momento em que vivemos. Com um espectro de 120 milhões de usuários de internet no Brasil e 56% dos clientes utilizando-se de dispositivos mobile para pesquisa e compra de produtos, o mercado online hoje deve ser foco da atenção dos executivos do turismo.

Para alcançar este consumidor - que tem também um perfil multitela, utilizando computador, televisão, smartphone e/ou tablet simultaneamente -, o Google aponta algumas estratégias. Entre elas estão investir no comércio eletrônico, incluindo por exemplo um botão "comprar depois" em seu site mobile, para que o usuário receba um e-mail lembrando-o do produto que ele pesquisou; e inserir as informações de localização de seu negócio em um local visível de seu site.

O projeto
A iniciativa Agência de Viagem Digital encerrou seu primeiro ano com 34 agências associadas à Abav-PR participantes, contando com a consultoria do Sebrae de maneira individual e para todo o grupo. Com isso, cada empresa pode apresentar sua questão e buscar lidar da melhor forma com as mídias digitais. Agora, segunda explica Roberto Bacovis, presidente da entidade, o projeto entra no momento de consolidação, com um acompanhamento das agências pelo Sebrae.

Serviço
www.salaoparanaense.com.br

* O Hôtelier News viajou a Curitiba a convite da Abav-PR

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