O Sheraton Porto Alegre e a galeria Davera Arte & Cultura promovem no dia 27 deste mês, o evento "Le Diners de Gala", que aborda por meio de palestra e almoço temático, a genialidade do mestre do surrealismo, Salvador Dalí.

A programação terá início às 11h, com a palestra aberta do público ministrada por Tânia Bian, sobre a obra do artista espanhol e apresentação do livro de receitas Le Diners de Gala, de autoria de Dalí em 1973 e inspiração para o cardápio do almoço que acontece na sequência da palestra. Os pratos destaque do livro serão reinterpretados pelo chef Mauro Souza na ocasião.

O livro Le Diners de Gala se tornou uma raridade no mercado editorial e artigo de colecionador, ganhando uma bem recebida reedição pela Taschen, em 2016. Ao todo, 136 receitas, distribuídas em 12 capítulos, integram o livro, que é ricamente ilustrado com fotos, pinturas e composições – muitas consideradas polêmicas para a época -,de Salvador Dalí, e expressam sua visão extravagante para cortes de carnes, massas, assados e até receitas afrodisíacas.

O almoço, servido no Clos du Moulin, restaurante do 4º andar do Sheraton Porto Alegre, é composto por um menu de três tempos, com entrada, prato principal e sobremesa. Para iniciar, uma tradicional quiche de alho-poró, seguida por entrecot com legumes torneados ao molho Bordeaux, inspirado no menu do Buffet de La Gare de Lyon. Porém, ao invés da carne de costela da versão original, o chef Sousa utiliza o entrecot, corte mais saboroso para este tipo de assado, e que será acompanhado de legumes deglaceados no próprio suco da carne.

Na montagem do prato, o chef prepara uma referência especial ao artista, com um blini – espécie de panqueca – em formato de relógio derretido, remetendo à pintura A Persistência da Memória, uma das mais célebres criações de Dalí. A sobremesa, uma Timbale Elysée, vem do restaurante Lassere, em atividade desde 1942 e até hoje reconhecido como um dos melhores de Paris. O chef recria a receita usando uma massa sablé como base, recheio de creme inglês e compota de frutas vermelhas cozidas e finalizados com um chantilly de baunilha francesa, sob uma redoma de açúcar caramelizado.

O almoço tem custo de R$ 139 (+10%) por pessoa com vinho e água inclusos no serviço. Reservas podem ser feitas pelo telefone (51) 2121-6000 ou por meio do e-mail: [email protected].

* Crédito da foto: Walcyr Mattoso