Nos primeiros semestre, pelo menos 373 eventos foram realizados em Maringá. O levantamento é do Observatório do Turismo e Eventos que enaltece a importância do calendário de convenções para o desenvolvimento do turismo na cidade.

De acordo com a pesquisa, dos eventos identificados e cadastrados na agenda do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, 157 são shows ou iniciativas culturais, 103 são esportivos e 102 congressos técnicos ou científicos. Além deles, 11 feiras também foram sediadas na cidade durante o período analisado.

Ainda segundo o levantamento do Observatório, o mês de maio foi o que mais movimentou a agenda, com 93 identificados, o equivalente a 24% do total. Junho, abril e março aparecem na sequência do ranking com 71, 68 e 61 eventos realizados, respectivamente. Fevereiro com 51 realizações e janeiro com apenas 29, foram os dois meses com menor movimentação de eventos no semestre.

Elias Gomes de Paula, vice-presidente para assuntos de Desenvolvimento e Capacitação do Convention Bureau, afirma que os números mostram o potencial de Maringá como destino de eventos. "Nossa cidade já recebe muitos eventos e tem condições de receber muito mais. No entanto, o setor precisa estar capacitado e preparado para aproveitar as oportunidades", comenta.

* Foto de capa: divulgação/Maringá CVB