Olivas de GramadoParque em Gramado ocupa uma área de 150 hectares

Na área rural de Gramado (RS) surge uma novidade para o turismo da região. O Olivas de Gramado, primeiro parque de olivocultura do Rio Grande do Sul, tem como objetivo abranger um novo conceito de turismo. A ideia é englobar, em um único local, agroturismo, turismo rural e ecoturismo. A atração abre até o final do ano, informa a família Bertolucci, proprietária do empreendimento.

Com o cultivo de seis tipos de oliva, o parque será, em um primeiro momento, uma atração focada na experiência. No total, são mais de 150 hectares e 10 mil mudas da cultura. "A ideia é mostrar processos de produção do azeite, além de promover entretenimento baseado em gastronomia e na história da região", explica Daniel Bertolucci. "Resgataremos a cultura que nossos colonos trouxeram para cá", complementa.

No que diz respeito à hotelaria, Bertolucci afirma que a família pretende investir no segmento, mas essa é uma possibilidade futura. "Esse é um projeto que ficará para um segundo momento. Além de parcerias com redes locais, vamos construir poucas cabanas de luxo na área, visando criar pouco impacto à natureza", explica o empresário. A cidade de Gramado tem recebido novos hotéis, como é o caso do Wood Hotel, que será inaugurado no dia 12 deste mês. 

Antes da ideia de fazer a plantação e criar o parque, Bertolucci conta que a área já pertencia à família há 40 anos. Dos 150 hectares, 90 ficam em APP (Área de Preservação Permanente) preservadas, monitoradas e com visitação por via de trilhas ecológicas. O executivo não divulgou o investimento feito para a criação do parque.

Olivas de Gramado: outras atrações

O estabelecimento proporciona também passeios entre pomares com 100 espécies de árvores frutíferas nativas e exóticas. Há ainda horta orgânica, viveiro de plantas, fazendinha com animais de pequeno porte. Outro destaque é a possibilidade de aproveitar os espaços em meio à natureza para fazer piqueniques, trilhas e passeio de jardineira.

Outro ponto importante será a área de A&B (Alimentos & Bebidas). Alta gastronomia, com componentes da identidade colonial da região, será carro-chefe no Bistrot Olivas de Gramado. O estabelecimento oferecerá cardápio de almoço e jantar, além de carta diversificada de bebidas. A produção local poderá ser saboreada no Empório Colonial, onde o visitante encontrará queijos, embutidos, sucos naturais e outros produtos típicos.

(*) Crédito da foto: Edison Vara/Pressphoto