Após três anos de experiências e pesquisas, a OMT (Organização Mundial de Turismo) e seus associados apresentaram ao mercado uma ferramenta que auxilia os hotéis a avaliar consumo de energia, melhorar a gestão de recursos e reduzir custos.
 
A ferramenta eletrônica HES (Hotel Energy Solutions) gera para os hoteleiros um informe no qual consta o atual consumo de energia, recomendando quais as tecnologias e as medidas apropriadas de eficiência energética e recursos renováveis. A solução fornece ainda estimativa de quanto o hotel irá economizar com base em seu investimento.
 
Para testar a ferramenta, mais de cem propriedades em quatro destinos europeus foram avaliadas: Alta Saboya (França), Palma de Mallorca (Espanha), Bonn (Alemanha) e Strandja (Bulgária). A avaliação feita pelos proprietários e diretores dos empreendimentos for positiva.
 
O HES faz parte de um projeto da OMT de mesmo nome – Hotel Energy Solutions – que tem como principal objetivo aumentar em 20% a eficiência energética de pequenos e médios meios de hospedagem e incrementar em 10% o uso de fontes de energia renováveis nestes estabelecimentos, demonstrando que o crescimento econômico e a sustentabilidade podem andar juntos.
(Redação)
 
Serviço