Othon - processoConsulta ao TJ-RJ mostra que processo ainda não foi distribuído

O que todo mercado suspeitava que fosse ocorrer, após o fechamento de dois hotéis importantes, confirmou-se. A Hotéis Othon ajuizou pedido de recuperação judicial hoje (27). A informação inicial foi publicada pelo jornal Valor Econômico. Como o processo não havia sido distribuído até o fechamento dessa matéria, ainda não é possível dizer em qual vara o mesmo correrá. Tampouco é possível informar o andamento com relação ao deferimento do processamento (veja acima).

A medida, segundo as lideranças da empresa, foi tomada para a manutenção das operações. Além disso, com a entrada do pedido, a rede suspende por 180 dias o pagamento de quaisquer débitos. Dessa forma, a Othon pretende dar prosseguimento ao processo de reestruturação que empreende para preservar o patrimônio, a operação e o fluxo de caixa.

Em comunicado enviado para funcionários, a empresa aponta o recrudescimento da crise econômica, a partir de 2015, como razão do pedido. "Tentamos evitar ao máximo essa medida e o fechamento das duas unidades acima citadas (a nota cita antes os casos de Salvador e Belo Horizonte), promovendo uma importante reestruturação interna nos últimos quatro anos, mas o cenário econômico de profunda retração no país, este ano, não permitiu a retomada do crescimento do setor de turismo, infelizmente." 

Veja texto completo da Hotéis Othon, que foi reproduzido no site do jornal Correio da Bahia, no final da matéria.

Othon: posicionamento

As saídas de Bruno Heleno e de Paulo Michel, executivos com longo tempo de contribuição à empresa, davam indícios de que as coisas não iam bem. Na sequência, o fechamento do Bahia Othon Palace e do Belo Horizonte Othon Palace reforçaram a impressão de que a medida ajuizada hoje poderia se confirmar.

Em nota divulgada na imprensa, a empresa repetiu – sem o uso de um porta voz – o discurso enviado aos colaboradores. Veja abaixo:

A Hotéis Othon entrou nesta terça-feira (dia 27/11) com pedido de recuperação judicial. A decisão foi comunicada com pesar pela empresa e justificada pela grave crise que o setor de turismo vem enfrentando no país desde 2015, com importante impacto na rede hoteleira. Com esta medida, a companhia pretende equacionar seus compromissos com os credores e se recuperar para voltar a crescer. A empresa reafirma, no entanto, o seu compromisso com a continuidade das operações hoteleiras no Rio de Janeiro e em outras oito cidades: São Paulo, Araraquara, São Carlos, Matão, Fortaleza, Natal, Recife e Macaé.

Recentemente, a rede fechou duas unidades no Brasil (Salvador e Belo Horizonte), após 40 anos de atividades. “Tentamos evitar ao máximo o fechamento destas unidades, promovendo uma série de ajustes e uma importante reestruturação interna nos últimos quatro anos. Tínhamos esperança de assim ganhar fôlego financeiro para mantê-las em pleno funcionamento, mas o cenário econômico de profunda retração, este ano, não permitiu a retomada do crescimento do setor, infelizmente”.

Othon - comunicado

(*) Crédito da capa: witwiccan/Pixabay

(**) Crédito da imagem: reprodução de internet

(***) Crédito da imagem: reprodução/Correio da Bahia