Dando continuidade a programação do HSMAI Marketing & Sales Conference, realizado na manhã de hoje (18) no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, César Nunes, da GJP Hotels & Resorts, uniu-se aos dois palestrantes do dia, Leonardo Nerese, da ESPM São Paulo e Renan Cardoso, da Azul Linhas Aéreas, para um debate sobre vendas e Marketing, mediado por Gabriela Otto, diretora da HSMAI Brasil.

Tema relevante no evento, a importância dos dados, a tecnologia e o perfil do consumidor também foi o destaque da discussão, além das estratégias digitais utilizadas pela indústria hoteleira.

"Hoje se tem tanta tecnologia dentro de um hotel. Por exemplo, podemos, dentro de um CRM adequado, promover ao cliente, a compra para outro empreendimento, incentivar consumos, entre outros, utilizando como meio de comunicação, o próprio celular do cliente. Só não temos o costume – dentro da hotelaria – de fazer isso. Temos hoje uma hotelaria que tem de dar resultado. A operação se preocupa demais com performance e pouco com fidelização. E a fidelização está na tecnologia. Por que não temos ainda como senso comum o check-in por celular? Falta inovação no segmento, a hotelaria troca pouca informação", opinou César Nunes.

A opinião do público foi unânime na falta de investimentos em tecnologia na hotelaria. Para Gervásio Tanabe, da Abracorp, "sempre ouvimos o hoteleiro reclamar dos custos dos canais. Mas quanto o Booking deve investir no sentido de trazer informação ao cliente? Existe uma problemática que está sendo transferida para o custo e distribuição. Não é bem assim".

César Nunes trouxe à tona a relevância dos canais de reputação digital. "Esses canais estão centralizando a opinião do cliente, permitindo ao hoteleiro a mensuração do desempenho. A hotelaria hoje leva mais em consideração essas informações externas. Tem muitas cadeias hoteleiras que estão revisando a comunicação com o cliente e promovendo um movimento que ainda não está na velocidade que deveria. O hoteleiro está começando a identificar que resultado é importante, mas que se não houver fidelização, não haverá mantenimento de desempenho", afirmou o executivo. 

Gabriela Otto relembrou o recente interesse do Airbnb no segmento corporativo. "Acho que até terá uma demanda, mas até alguém derramar um copo de vinho na cama, ou qualquer outro problema e não encontrar um serviço que o resolva imediatamente", pontuou Nunes.

Finalizando o painel, Leonardo Nerese deixou a dica: "gerencie os dados de seus clientes. Vocês obterão os mesmos resultados dos grandes varejistas de outros segmentos que já o fazem. Só recomendo que cada empresa, tenha uma pessoa responsável por isso".

* Crédito da foto na capa: Hugo Okada