Paolo Lavezzini - Four Seasons São PauloLavezzini passou seis anos no Fasano Rio

Com previsão de abertura para outubro, o Four Seasons São Paulo anunciou Paolo Lavezzini como chef executivo do Four Seasons São Paulo. Nascido em Salsomaggiore Terme, na Itália, o profissional tem longa carreira na hotelaria, com passagens por empreendimentos de luxo no Brasil e no exterior.

Com um diploma do Istituto Alberghiero di Marina di Massa, na Toscana, Lavezzini diz que foi influenciado por sua vó a seguir a carreira. Para a mais nova oferta de luxo em São Paulo, ele diz que seguirá uma gastronomia italiana tradicional usando ingredientes selecionados do Brasil.

"O chef Paolo Lavezzini tem um repertório incrível. Quando o convidamos, sabíamos que tínhamos feito a escolha correta, e o trabalho cotidiano só confirma isso”, diz Michael Schmid, gerente geral do Four Seasons São Paulo. “Profundo conhecedor dos ingredientes nacionais, ele é perfeito para desenvolver o conceito ‘Italian by Heart, Brazilian by Soil’ que teremos no restaurante Neto”, completa.

Paolo Lavezzini: carreira

O profissional passou sua infância e juventude na rica região gastronômica de Emilia Romagna. Quando frequentou a escola de gastronomia na Toscana ouviu de um professor que restaurantes com estrelas Michelin são o caminho para se tornar conhecido. Em suas próprias palavras, decidiu apostar em estabelecimentos de hotéis porque “a hotelaria é o futuro da gastronomia”. “Hotéis têm algo mais do que apenas gastronomia para vender”, explica.

Então, foi a partir desse caminho que Lavezzini estruturou sua carreira. A primeira parada foi em um hotel na Toscana e, a seguir, foi tentar a sorte em Paris. Na volta para a Itália, trabalhou no restaurante do chef Riccardo Monco, em Florença, ajudando o estabelecimento a ser premiada com três estrelas Michelin.

Lavezzini passou ainda pelo Restaurant Alain Ducasse, do Hotel Plaza Athénée, de Paris; pelo Hotel Royal Monceau, também na capital francesa; e pelo Byron Hotel, em Londres. Há seis anos, desembarcou no Brasil para trabalhar no Fasano Rio. A experiência, ele relembra, “o permitiu crescer no Brasil e fazer uma boa gastronomia para os viajantes VIP que são atraídos para este país”.

(*) Crédito da foto: Andréia Gomes Durão/Site umolhar.net