O turista nacional que deseja conhecer a Flórida normalmente tem dois alvos bem definidos. Se viaja em família, Orlando – e seus complexos de entretenimento – é parada obrigatória. Já quem visa curtir boa gastronomia, divertir-se e fazer compras, Miami é a opção mais óbvia. O estado americano mais procurado por viajantes nacionais, entretanto, é muito mais do que isso, e o brasileiro está atento a essa realidade. Tanto é que cada vez mais outras regiões vêm sendo exploradas e, entre elas, está a Paradise Coast.

Localizada na costa oeste da Flórida, bem ao sul do estado, a região engloba os destinos de Naples, Marco Island e Everglades. Lindas praias, paisagens únicas, boa gastronomia, opções de compras variadas e excelente infraestrutura hoteleira compõem o pacote de atrações da Paradise Coast.

Paradise Coast - praiasAs praias atraem bastante turistas para a região 

“A região fica próxima de Fort Lauderdale e Miami, além de Orlando, com boa conexão rodoviária entre esses destinos. Aliás, esse é um ótimo programa: alugar um carro percorrer a Alligator Alley, que liga Naples a Miami”, afirma Jack Wert, diretor executivo do Paradise Coast Convention & Visitors Bureau. “Oferta de voos também não é problema. Temos aeroportos internacionais próximos e, caso o turista brasileiro já esteja nos EUA, há boa conectividade com os terminais regionais”, completa.

O turismo é estratégico para a região. O setor movimenta US$ 2 bilhões anualmente, além de empregar 38 mil pessoas. “As cidades da região têm população pequena. Em Naples, por exemplo, são apenas 22 mil habitantes. Então, você consegue facilmente perceber o impacto positivo do turismo para a Paradise Coast”, diz Wert.

Paradise Coast: hotelaria

Segundo Wert, hotéis de conhecidas marcas americanas se fazem presentes na Paradise Coast. Bons exemplos são o JW Marriott Marco Island Beach Resort, localizado em Marco Island, e o The Ritz-Carlton Naples. “São mais ou menos 10 mil quartos à disposição dos turistas, com empreendimentos de diferentes perfis”, destaca o executivo, acrescentando que, nos hotéis de luxo e upscale, a diária média está na casa de US$ 300. “Somos um destino de luxo. No entanto, os preços caem bastante de maio a outubro, que é nosso período de baixa temporada”, completa.

Ele também destaca a boa oferta de hotéis-boutique na região. “São hotéis muito intimistas, com atendimento personalizado e com bons restaurantes. No total, eles adicionam mais ou menos 1 mil apartamentos à nossa oferta”, explica.

De acordo com Wert, a maior parte do fluxo turístico na Paradise Coast é formada por americanos, em especial da Costa Leste. “São pessoas de Nova York e Boston, por exemplo. Os visitantes internacionais representam 25% do total de turistas, e o Brasil está bem posicionado”, informa. “Reino Unido, Alemanha e Canadá são nossos principais mercados emissores, mas o Brasil vem logo a seguir. Acreditamos muito no potencial do país.”

O The Ritz-Carlton Naples é um dos melhores hotéis da região

Atrações

Como citado no início da reportagem, a região tem um misto bastante atrativo de opções, bem como uma rica história. Esportes náuticos, pescarias, passeios de caiaque e muitos campos de golfe compõem parte da oferta, mas há muito mais. Para quem busca fazer compras e curtir uma gastronomia elaborada, a Fifth Avenue reúne restaurantes transados e ampla variedade de centros comerciais.
“O contato com a natureza é um dos nossos principais atrativos. Temos lindas praias e parques nacionais com natureza preservada”, afirma Wert. O principal destaque é o Everglades National Park, região pantanosa subtropical com grande relevância ecológica. A área é habitat de diversas espécies nativas, entre elas os famosos alligators (crocodilos).

Paradise Coast - EvergladesO Everglades National Park reúne um ecossistema único

“A região foi inicialmente ocupada por índios Calusa, que montaram aqui colônias de pescadores. Na virada do século XIX para XX empreendedores na Costa Leste descobriram a Paradise Coast e, com a chegada das linhas férreas, houve grande desenvolvimento. Nos anos 1960, o turismo começou a ganhar mais e mais relevância”, explica Wert. “Aliás, falando em ferrovias, outro passeio muito bom é pegar a Tamiami Trail, ferrovia que liga Tampa a Miami atravessando o Everglades. É um visual lindo”, finaliza.

(*) Crédito das fotos e vídeos: Divulgação/Paradise Coast Convention & Visitors Bureau