Área de lazer do Paradisus Palma Real Resorts
(foto: divulgação)

 
O Paradisus Palma Real Resort, localizado em Punta Cana, República Dominicana, receberá consultoria do Idard (Instituto de Direito Ambiental da República Dominicana), dando início ao processo de monitoramento, para ganhar a certificação Bandeira Azul no período entre 2012 e 2013.
 
O programa internacional Bandeira Azul é um processo de certificação voluntária para praias e marinas que adotam boas práticas ambientais. O certificado leva em conta a não contaminação das águas e verifica se há instalações que causem dano à praia e ao ambiente. Também é verificada a presença de materiais orgânicos, segurança, acessibilidade, delimitação da área de banho com bolas de sinalização e instalação dos banheiros.
 
Além disso, o hotel tem de cumprir com um programa de reciclagem e formar um comitê de meio ambiente que se encarrega de manter as praias limpas, saudáveis e seguras para os banhistas. O programa é administrado em âmbito internacional pela FEE – Foundation for Environmental Education (Fundação de Educação Ambiental) e pelo Idard em âmbito local.
 
A República Dominicana possui 15 praias certificadas atualmente, sendo o país da América Latina com maior número de praias com o reconhecimento internacional da Bandeira Azul. Ao todo, cerca de 3.650 praias e marinas em 46 países já receberam a certificação.
(Redação)