Parador Casa da Montanha- queijosEncontro contará com a parricipação de produtores e especialistas no assunto

Dando continuidade a programação gastronômica, o Parador Casa da Montanha oferece o evento “O Curioso Mundo dos Queijos”, que este ano terá duas edições: de 7 a 9 de junho e 2 a 4 de agosto. Após o final de semana voltado ao universo dos cogumelos selvagens, os hóspedes do hotel descobrirão os segredos dos diferentes tipos de queijos.

O encontro reunirá especialistas e produtores que explicarão as particularidades de cada queijo. Iguarias regionais como queijo serrano fresco, queijo serrano mofo branco, queijo colonial tradicional e queijo de ovelha estarão à disposição do público, além dos tradicionais gorgonzola, brie e provolone. 

Parador Casa da Montanha: programação

A experiência começa na sexta, às 20h, com uma degustação de boas-vindas com direito a linguiças campeiras recheadas artesanalmente com queijos. Em seguida, um fondue preparado pelos chefs do Alma RS – restaurante do hotel -l será servido. 

No sábado, os hóspedes terão um dia repleto de aprendizados sobre o universo dos queijos. Às 10h30, um bate-papo com produtores tirará dúvidas sobre diferenças, ingredientes e técnicas, além de outras curiosidades. Tudo isso acompanhado de degustações.

Seguindo a programação, às 12h30, será servido o tradicional churrasco no fogo de chão harmonizado com queijos. Às 17h, é a vez de aprender sobre os processos de produção, desde a fazenda até a indústria, e descobrir tudo sobre o queijo serrano, patrimônio cultural do Rio Grande do Sul. Às 21h, a chef Ana Heidel, responsável pelo restaurante do hotel, servirá um jantar de encerramento para os participantes.

No domingo, os hóspedes terão o dia livre para desfrutar a infraestrutura de lazer do Parador Casa da Montanha, que dispõe de hidromassagem, biblioteca, mesa de bilhar e spa by L’Occitane em Provence.  Outras opções para curtir a região são visitas dos cânions Itaimbezinho e Fortaleza, passeios de triciclo e a cavalo, e o “Circuito das Águas”, que percorre algumas cachoeiras de Cambará do Sul.

O pacote de duas diárias para “O Curioso Mundo dos Queijos” está a partir de R$ 1.270, valor que inclui hospedagem para dois adultos com café da manhã, jantar na sexta-feira e almoço e jantar de sábado, além da participação nos workshops.

 

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Parador Casa da Montanha