No final da semana passada a Nobile Hotéis anunciou uma aliança que aumentou consideravelmente sua participação no mercado mineiro. Depois de uma negociação que durou um ano, a companhia assumiu a administração de nove empreendimentos da Arco Hotéis e tournou-se presença marcante num Estado onde só controlava uma unidade. A transação, além de eficaz numericamente – fez com que a organização alcançasse a marca de oito mil apartamentos geridos -, abre uma porta de oportunidades que a companhia já olha com atenção: a incorporação de redes regionais.

"Em momentos de crise é comum que hajam fusões de negócios em diversos mercados e na hotelaria não é diferente", pontua Maarten Van Sluys, diretor de Operações da empresa, ao falar sobre o tipo de negociação realizada com a Arco. De acordo com o executivo, o Brasil tem uma série de empresas regionais que foram atingidas pela crise econômica dos últimos anos e que enxergam na união com companhias maiores uma maneira de debalar os efeitos do mau momento.

Para as companhias de alcance nacional, como a Nobile, o negócio também é vantajoso pois elas conseguem ampliar sua oferta de maneira muito rápida e eficiente, tendo em vista que nesse formato incorporam unidades já em operação. 

Foi assim no acordo com a Arco que, além dos nove hotéis em funcionamento, também entrega nas mãos da Nobile mais dois meios de hospedagem em desenvolvimento. Essa dupla, no entanto, ainda não tem marca definida. Eles podem abrir com a marca San Diego, assim como os outros da Arco, ou já estrearem com alguma bandeira da nova gestora. A decisão sobre isso fica com os investidores das propriedades.

Nos hotéis já incorporados a diretriz é que eles permaneçam com a marca com a qual operam hoje e, num segundo momento, caso haja interesse dos investidores, podem haver trocas. 

Conforme esperam os dois lados da aliança Arco e Nobile, os hotéis de Minas devem ser um bom exemplo de uma parceria frutífera para os dois lados. Esperançosa nos bons resultados, a Nobile começa a negociar novas parcerias do tipo em outras regiões do País.

* Foto de capa: divulgação/Pixabay/Free-Photos