Contratada pela Nobile Hotéis em novembro do ano passado, Paula Carvalho é a responsável por boa parte da estratégia de RM (Revenue Manegement) da empresa no estado e no Espírito Santo. A coordenadora Regional de Receitas chegou como uma das integrantes do departamento de Vendas. Entretanto, hoje dedica seu trabalho a melhorar o resultado financeiro de nove hotéis pela via do gerenciamento de receita e tarifação.

"Este ano a empresa resolveu modificar algumas formas de trabalhar e adotou a gestão regional de RM", conta a profissional. A divisão por regiões, segundo a coordenadora, faz com que os líderes fiquem mais atentos a cada lugar por conta da proximidade. As especificidades de cada hotel também entram na análise com um gestor mais próximo.

O departamento de Paula, por exemplo, cuida de cinco hotéis na capital fluminense (dois recém-integrados à rede), dois em Vitória, um em São João do Meriti (SP) e um em Macaé (SP). De acordo com ela, para cada região onde esses empreendimentos estão, uma tática diferente deve ser adotada. "Nos hotéis de Copacabana e Barra temos o lazer mais forte; na Lapa mais clientes de negócios. Já em Jacarepagua, os eventos tem mais demanda. Em Vitória e no interior fluminense, o público corporativo é quem mais chega", enumera.

Entender o perfil de público e de onde vêm os hóspedes é tarefa fundamental para que a flutuação de tarifa aconteça. "É a análise de mercado. Uma parte daquilo que fazemos e que nos permite elaborar com mais eficiência a variação de preço para esses empreendimentos", comenta.

O exemplo de sucesso na gestão do RM regional estã no Days Inn Rio Lapa, onde o RevPar subiu 20%. O meio de hospedagem deixou de ser um hotel com índices baixos e assumiu a dianteira da cesta competitiva da região. "É o nosso case de sucesso. O exemplo quando queremos falar de êxito em estratégia dentro da rede", enaltece a dirigente.

Paula Carvalo: carreira  

Formada em Hotelaria e Turismo e depois em Administração, Paula está na hotelaria desde 2008. Sua chegada foi pela área de Vendas, onde passou por Golden Tulip e Hotel Nacional. 

Com a chegada na Nobile Hotéis assumiu a função no departamento de RM assegurando a parceria com a equipe de Vendas. "São setores complementares, que precisam trabalhar juntas", finaliza. 

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News