Normalmente, uma empresa já sabe quais as principais dúvidas de seus futuros clientes. Por isso, o Hôtelier News resolveu publicar as perguntas mais freqüentes feitas à Feller Hotels Solution (FHS). Quem responde as questões são o diretor Roberto Vidal e Nelson Goes, gerente comercial, de marketing e novos negócios.
(Redação)

O que é a Feller Hotels Solution?
Roberto Vidal – A primeira empresa brasileira de terceirização de equipe de vendas para hotéis e centros de convenções que trabalha com o objetivo de buscar e gerar negócios. Atuamos fortemente em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas temos um projeto de estar nas principais capitais emissoras do Brasil.   
 
Um hotel perde suas características depois de credenciado?
Roberto Vidal – Não. Nossa grande preocupação é que continue com sua administração e que não perca o nome no mercado. Nosso trabalho é fortalecer a marca. Se o hotel estiver credenciado durante anos e depois sair, continuará com seu nome sem ter que fazer grande esforço para se recolocar no mercado.

Quais as vantagens para os hotéis, em se associarem à Feller Hotels Solution?
Nelson Goes – Nosso trabalho será sempre apoiar a equipe comercial em busca de resultados. Visitas pontuais e com respostas rápidas é o nosso forte. Se o hotel estiver em Manaus, aciona a equipe de vendas FHS para visitas em São Paulo via sistema, com baixo custo e rapidez. Desta forma, cria uma grande economia em viagens do pessoal de vendas, telefone, fax, etc.


Reuniões com os hotéis credenciados acontecem regularmente.
(foto: divulgação)

Quais ações seão implementadas?
Nelson Goes – Técnicas de CRM (Customer Relationship Management) conjugadas com comunicação clara, adequada, eficaz e vendedora (escrita e oral), mapeamento estatístico de origem, setorial, permanência, eventos e movimentos associativos que afetem o seu destino. Nosso foco é que o hotel dirija a equipe de vendas FHS indicando e dando subsídios para que a mesma possa ir ao cliente e buscar negócios.

Roberto Vidal – Nenhum cliente deseja ir uma segunda vez a um hotel quando encontrar deficiência no valor de marca, na qualidade e na limpeza das acomodações.
E consistência nestas áreas são a chave para garantir que ele irá procurar outra acomodação em um hotel Feller Hotels Solution. Exigimos isso dos hotéis credenciados e já criamos uma inspeção de qualidade que será implantada em breve.

Como vocês trabalham o hotel?
Roberto Vidal – A equipe é dirigida pelo próprio hotel, que dá o direcionamento e controla todas as visitas através do sistema. Isto ainda cria economia de viagens com pessoal de vendas para visitas aos clientes e outros gastos que uma viagem proporciona. Hoje 91,2% dos hotéis do Brasil são administrados pelo próprio dono. Com a chegada de grandes redes ao país, fica cada vez mais difícil a permanência destes hotéis no mercado. A Feller Hotels Solution se preocupa em fazer algo em prol destes hotéis.

Nós acreditamos que os independentes devem se preocupar com crescimento de redes universais com grandes investimentos e prioridade na busca de resultados. Acreditamos também que a união fará com que os hotéis independentes possam competir de igual para igual com redes para que se possa driblar a forte concorrência sem perder a característica. O hotel continua com sua identidade.


A equipe comercial da FHS realiza visitas aos empreendimentos
credenciados

O credenciado tem que participar do processo, temos uma questão cultural no formato da administração hoteleira quando se fala de hotéis familiares ou independentes, ainda reticentes quanto a mudanças e novas tecnologias.

Mais do que nunca independentes precisão criar um mecanismo de ação com união e divulgação em vários locais. A Feller Hotels Solution promove reuniões trimestrais com os hotéis credenciados para que levem idéias, ações conjuntas, se conheçam, se ajudem e criem resultados sustentáveis. Somos um ponto de sustentação para que hotéis independentes criem força e resultados no mercado corporativo, de lazer e eventos.

Nelson Goes – Temos uma equipe de vendas com 7 pessoas fazendo visitas a clientes em São Paulo em todas as regiões, incluindo ABC e cidades próximas para dar sustentação à marca e ao trabalho de vendas.

Também faremos blitz de vendas em regiões de grande fluxo, participando de feiras de turismo (Tam Show, Aviestur, etc…) sem custo para o hotel. Temos uma central de reservas com toll free e sistema de reservas online para todo o Brasil, além de ações de marketing diárias.

Como o hoteleiro fica sabendo se as visitas aos clientes estão sendo realizadas?
Nelson Goes – Temos uma ferramenta via intranet com a qual o gerente geral, de vendas e todos os cadastrados poderão acompanhar e interagir diariamente em todas as visitas realizadas pela equipe em todo o Brasil. Basta colocar login e senha em nosso site para ter acesso às visitas.


Nelson Goes e Roberto Vidal

O hotel que faz parte da Feller corre o risco de ter concorrente na mesma área em que se encontra?
Roberto Vidal –  Não. Como parte do contrato, a Feller se compromete a não pegar dois hotéis na mesma cidade ou região sem que haja demanda e autorização prévia do credenciado daquela praça.

Todos os hotéis credenciados tem a mesma categoria e padrão de qualidade?
Roberto Vidal – Todo hotel credenciado tem interesse na reputação da organização. Não importa se é de três, quatro ou cinco estrelas. Ele deve sempre ser limpo e bem mantido para que o hóspede se sinta bem em qualquer categoria. A Feller se compromete a credenciar somente hotéis que supram estes requisitos.

O que a empresa faz para fidelizar clientes?
Nelson Goes – Lançamos no mercado um cartão fidelidade. Ao se associar ao cartão, o hotel passa a ter controle não só do cliente meio (agência e empresa), mas também do cliente final (hóspede). Além disso, terá visão da trajetória do mesmo em hotéis credenciados a FHS:  diárias usadas, em quais hotéis, valor de tarifa, preferência do mesmo quanto à hospedagem…isto dá uma base completa para que o hotel dê atendimento personalizado e fidelize este cliente à sua marca.

Utilizar os serviços da Feller custa caro?
Roberto Vidal – É justamente neste ponto que o hoteleiro tem a maior dúvida. Por ser uma empresa enxuta e trabalhar com foco em resultados, o custo para o hotel é menor que um funcionário trabalhando em São Paulo e com segurança de não criar vínculo empregatício.
 
Hotéis associados:
São Paulo (Feller Avenida Paulista, Feller Saint Denis)
Belo Horizonte (Liberty Palace Hotel)
Florianópolis (Jurerê Beach Village, Jurerê Praia Hotel, Centtro de eventos Jurerê Sports Center)
Barreirinhas (Lençóis Flat Residence)
Belém (Expresso XXI)
Brasília (Kubitschek Plaza, Manhattan Plaza)
Fortaleza (Brasil Tropical Residence)
Goiânia (Castro´s Park Hotel)
São Luís (American Flat, Number One, Bellagio) 
Ribeirão Preto (Hotel JP)
Vitória (Centro de Convenções de Vitória)
Joinville (Levillage Hotel)
Canela (Laje de Pedra Hotel e Resort, Laje de Pedra Mountain Village)
 
Serviço
www.fellersolution.com.br
0800 55 00 58