ilhabela- turismoDestino possui 40 praias e 130 km de costa

O Observatório do Turismo em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela comandaram a pesquisa que apontou o destino como estância turística isenta de sazonalidades. Segundo o estudo, a cidade trabalha 365 dias do ano em atrações tanto em terra quanto no mar.

A pesquisa ouviu mil pessoas no Race Village, espaço de convivência instalado no Centro Histórico da Vila no mês passado, período em que são realizados importantes eventos como a Semana de Monotipos e Semana Internacional de Vela. Entre as atividades náuticas mais procuradas estão o passeio de escuna (94,6%) e praias da região (74,2%). A observação de baleias jubarte vem logo em seguida (57,4%).

Entre os esportes aqupaticos, os líderes do ranking são caiaque/stand up paddle (55,4%) e mergulho (52,1%). Pela metodologia do estudo, os pesquisados responderam a todas as perguntas, o que explica os índices que, se somados, ultrapassam 100% de interesse dos turistas. 

Já as atividades em terra contam com 270 km² do Parque Estadual repleto de trilhas e cachoeiras. Cerca de 67,4% dos entrevistados declararam já ter feito caminhadas ou ter interesse em conhecer as trilhas. Em seguida, a pesquisa apontou passeios de jeep (64,3%) e pedal (58,3%) como as atividades mais procuradas. No próximo verão, a observação de pássaros é apontada como atividade com potencial para crescer. Cerca de 35,9% das pessoas informaram ter interesse no atrativo. 

“Baseados em informações precisas, teremos mais e melhores ferramentas para incrementar o turismo de Ilhabela, tanto para os visitantes como para os moradores, que precisam e merecem variadas opções de lazer. Os resultados comprovam que o slogan Vida Natural está em sintonia com os nossos objetivos e  os anseios das pessoas”, avalia Bianca Colepicolo, secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo do município, lembrando que Ilhabela tem 40 praias, distribuídas em 130 quilômetros de costa, montanhas e dezenas de cachoeiras cercadas por vegetação nativa em uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta.

Ilhabela: turistas

Um dos pontos mais relevantes da pesquisa foi a fidelidade dos turistas. Visitaram a ilha mais de cinco vezes 59,4% dos entrevistados. A maioria viaja em família (61,4%) e divide a hospedagem entre hotéis e pousadas (31%), casas de amigos (24,6%) e permanecem mais de sete dias (28,3%). O ticket médio diário por pessoa é de R$ 258,00.

No inverno de 2018, o número de visitantes subiu 25% comparado a julho do ano anterior. Mesmo em baixa temporada, o destino recebeu 100 mil turistas, registrando 90% de ocupação em sua cadeia hoteleira.

(*) Crédito da capa: Divulgação/ZDL

(**) Crédito da foto: Fernando Tomanik/Sectur Ilhabela