BrasilDepois da internet, a opinião de amigos e família são a fonte de influêcia mais eficiente

Pesquisa encomendada pelo MTur (Ministério do Turismo) à Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) mostra a internet como principal fonte de consulta para os turistas estrangeiros que desejam conhecer o Brasil. O relatório, chamado de Demanda Turística Internacional indica que 54% dos 6,58 milhões de estrangeiros que desembarcaram no país em 2017 procuraram informação na rede. A opinião e experiência de família e amigos aparece em segundo lugar com 27,9%.

Os itens mais consultados pelos viajantes são: hospedagem, transporte interno, atrativos e passeios. Entre os estrangeiros que já passaram por aqui, as experiências parecem ter sido boas. De acordo uma prévia da pesquisa, 95,6% dos viajantes tem intenção de retornar ao país. Além disso, para 88,3% dos visitantes internacionais a experiência no Brasil superou ou atendeu plenamente as expectativas.

O levantamento ouviu 35 mil viajantes estrangeiros. Eles foram entrevistados em 25 locais de pesquisa – 15 aeroportos internacionais e dez pontos de fronteiras terrestres. 

Os destaques verificados nas entrevistas ficaram por conta da hospitalidade, com 98,1% de aprovação, seguida pelas categorias alojamento (96,4%), gastronomia (95,7%) e restaurantes (95,5%).

"Temos investido fortemente na infraestrutura e qualificação com o intuito de preparar cada vez mais o Brasil para desenvolver sua vocação turística. Os índices positivos obtidos na pesquisa comprovam que estamos no caminho certo", comenta Vinicius Lummertz, ministro do Turismo. "Um exemplo disso é que pudemos observar a melhoria da avaliação dos aeroportos, que passou de 89,9% para 92%, e também da sinalização turística, que saiu de 80,6% para 83,3%", acrescenta. 

Os vizinhos do Brasil

Ainda de acordo com números da pesquisa, os vizinhos da América do Sul são os que mais tem aproveitado o Brasil. Dos 6,58 milhões de turistas internacionais em 2017, 62,4% (ou 4,11 milhões deles) eram sul-americanos. Os argentinos seguem liderando a lista dos maiores emissores de turistas para o Brasil com 2,62 milhões, crescimento de 14% em relação a 2016. O segundo lugar fica com os Estados Unidos (475,2 mil), seguido de Chile (342,14 mil), Paraguai (336,6 mil) e Uruguai (328 mil).

Por conta da proximidade do Brasil com os países da América do Sul, quase metade deles – cerca de 2 milhões (49%) – escolheram as vias terrestres para cruzarem as fronteiras brasileiras. Aliás, apenas entre os residentes do continente sul-americano a via terrestre supera a aérea – 1,99 milhões. Nos demais continentes, segundo levantamento do Ministério do Turismo, a preferência pelo transporte aéreo é muito superior às demais vias de acesso ao país, tendo sido a escolha de 63,5% dos viajantes.

(*) Crédito da foto: Rawpixel/pixabay